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Carro elétrico popular? Estas são as 3 opções mais ‘acessíveis’ hoje no Brasil

Um carro elétrico popular propriamente dito ainda não existe no Brasil, principalmente por conta do preço. Veja quais são os 3 mais baratos atualmente.



Apesar de modelos híbridos estarem ganhando mercado , os carros totalmente elétricos estão longe de serem acessíveis. Por isso, um carro elétrico popular ainda não existe no Brasil, e nem mesmo o incentivo atual do governo conseguiu fazer isso acontecer. Veja a seguir quais são os três modelos de entrada no Brasil.

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1. JAC E-JS1

Foto: (Divulgação/Jac)

O JAC E-JS1 é o primeiro da lista, com preço a partir de R$ 145.990. Ele possui baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem uma autonomia de até 300 quilômetros com uma carga completa. O motor do JAC E-JS1 tem um torque de 15,3 kgfm. O carro é um hatch moderno e compacto, adequado para quem procura um veículo elétrico completo em um tamanho menor. Apesar disso, seu design está longe de ser tão robusto quanto outros carros elétricos.

2. Renault Kwid e-tech

Kwid E-Tech Foto: (Reprodução)

Outra opção é o Renault Kwid e-tech, vendido por R$ 149.990. Sua potência é um pouco menor do que o JAC, entregando 11,5 kgfm de torque, e sua autonomia é de aproximadamente 200 quilômetros com carga completa. O destaque do Kwid é sua bateria desenvolvida em módulos, o que reduz o custo e facilita a manutenção. O carro elétrico mantém o mesmo visual do Kwid a combustão, com exceção da grade frontal, e possui faróis com um design um pouco mais agressivo.

3. CAOA Cherry iCar

Caoa Chery iCar (Foto: Reprodução)

Por fim, o CAOA Cherry iCar é considerado por muitos como o melhor carro elétrico de entrada. Atualmente vendido por R$ 149.990, tem autonomia de até 197 km. Uma vantagem é o tempo de carregamento da bateria, que leva apenas 36 minutos (de 20% a 80%). O design do CAOA Cherry iCar é mais arrojado e compacto, ideal para áreas urbanas onde o espaço é limitado.

Carro elétrico popular ainda não tem previsão de existir

Os carros elétricos ainda não fazem parte do segmento popular e não atenderam às exigências da Medida Provisória (MP) do carro popular, que estabeleceu critérios para a obtenção de descontos, chegando a até R$ 8 mil.

Uma das principais exigências foi justamente o preço dos veículos, que não pode ultrapassar R$ 120 mil. Nenhum carro elétrico vendido no Brasil está nessa faixa de preço, e as montadoras ainda não demonstraram interesse em oferecer descontos, como ocorreu com o Jeep Renegade Sport e a versão Sport do Tiggo 5X da CAOA Cherry, que tiveram seus preços reduzidos em novas versões para participarem do programa.

Uma das esperanças do segmento é que novas medidas do governo beneficiem essa categoria e tornem os carros elétricos mais acessíveis ao público em geral, já que o uso de energias limpas e alternativas menos poluentes está cada vez mais na mira não só do governo brasileiro como de diversas nações.




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