ChatGPT no marketing: McDonald’s e Burger King disputam título de ‘melhor’ fast food

Empresas usam o ChatGPT para descobrir quem tem o melhor hambúrguer. As respostas são publicadas em anúncios em São Paulo.



Não é novidade que a inteligência artificial (IA) é o assunto do momento. Discutida até por quem não tem o costume de acompanhar as novidades da tecnologia, os dispositivos chatbots estão dando o que falar por estarem sendo aplicado em soluções muito inusitadas. O ChatGPT, por sua vez, sempre está no centro de algumas polêmicas.

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A última da vez é que o fenômeno do setor, desenvolvido pela OpenAI, foi até mesmo usado pela gigantes do fast food, McDonald’s e Burger King. Ambas utilizaram a IA em mais uma campanha publicitária. Quando o assunto são anúncios, as empresas costumam se alfinetar, expondo a rivalidade e divertindo os consumidores.

Afinal, quem é o melhor segundo o ChatGPT?

Tudo começou em São Paulo, numa campanha de mídia out of home, na qual o McDonald’s perguntou ao ChatGPT “Qual o hambúrguer mais icônico do mundo?”. A resposta do assistente virtual logo foi empregada no anúncio. A máquina iniciou a sua resposta com “Provavelmente o Big Mac” e ainda citou brevemente quem criou o lanche e quais ingredientes são usados no hambúrguer, considerado um “simbolo de globalização e cultura do fast food”.

Mas a história ficou mais interessante quando o Burguer King decidiu fazer o mesmo e perguntou ao dispositivo, “e qual é o maior hambúrguer?”. Em segundos, o chat respondeu que o Whopper, um dos principais sanduíches da companhia, era o maior, especialmente considerando tamanho e número de ingredientes, feito especialmente para consumidores que buscam uma opção “mais substancial”. Sim, estas foram as palavras do ChatGPT.

A campanha foi desenvolvida por David São Paulo, com o slogan “O mA.Ioral”, que faz uma brincadeira com a sigla IA. A ideia seguiu o que foi feito anteriormente pelo McDonald’s: “I.Amo muito tudo isso”, o que deixou os anúncios divertidos, mas ainda com aquele bom aspecto de rivalidade.

A publicidade ganhou destaque nas redes sociais e é considerada genial por muitos. Phil Daijó, Diretor Executivo de Criação da agência GALERIA.ag e responsável pela ação do McDonald’s, comentou: “Buscamos a forma mais simples de explorar a inteligência artificial, até mesmo no visual da campanha, justamente para preservar a simplicidade e enaltecer a resposta do ChatGPT. Se até um robô afirma que o Big Mac é icônico, é um resultado que não podemos ignorar”, destacou.




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