scorecardresearch ghost pixel



Criadores do ChatGPT vão em frente e revelam defeito obscuro da IA

Informações falsas estariam sendo compartilhadas pelo ChatGPT. A empresa se posiciona sobre o assunto. Veja o que diz a OpenAI.



A ferramenta de inteligência artificial (IA), conhecida como ChatGPT, tem sido usada no mundo inteiro por pessoas que chegam até ela com interesses diversos. Seja para melhorar um trabalho da faculdade, tirar dúvidas sem pesquisar demais ou até ganhar em produtividade, ele é usado. Se você é desses, saiba que o recurso tem sido criticado por fornecer algumas inverdades. Alguns o acusam até mesmo de mentir.

Leia mais: Japão encontra problemão no ChatGPT e manda recado à OpenAI

Apesar de todas as vantagens da tecnologia, não dá para confiar 100% na inteligência artificial. Muitas pessoas usam a ferramenta de um jeito irresponsável, no tradicional estilo “copia e cola”, sem ter a devida atenção às informações que são fornecidas por ela. Não é à toa que muitos acabam se enfiando em algumas enrascadas.

Informações falsas no ChatGPT

Quer um exemplo? Se você pesquisar na ferramenta quem é o atual presidente do Brasil, saiba que a resposta não vai bater com a realidade do momento. Neste caso em especial, a própria IA esclarece que a base de conhecimento foi atualizada pela última vez em setembro de 2021, quando o presidente do país ainda era Jair Bolsonaro.

Em outras palavras, o dado chegará desatualizado em você. E isso se aplica a diferentes contextos, o que faz com que muitas pessoas nem notem o erro, então reproduzam informações falsas ou erradas. Não é para menos que a empresa responsável pela criação do sistema, OpenAI, reconheceu que o ChatGPT apresenta “alucinações”.

Isto é, a IA pode fornecer informações incorretas em determinadas situações.

Mas a boa notícia é que a companhia já trabalha para corrigir alguns erros, com a introdução de um novo método de treinamento mais avançado para a inteligência. A intenção é evitar que informações e dados incorretos ou falsas sejam compartilhados pelas pessoas, visto que há um risco de que sérios problemas sejam causados.

A tecnologia ajuda de diversas formas, visto que alguns pensamentos “complexos” seguem exigindo mais de nós, seres humanos. As atualizações na IA do ChatGPT devem melhorar a capacidade da ferramenta de resolver tais problemas que envolvem mais raciocínio, pois é apenas assim que ela se tornará mais confiável e precisa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário