Nos últimos meses, o WhatsApp se dedicou a transformar o aplicativo em uma verdadeira rede social. Com o objetivo de se manter no topo no mercado tecnológico, a plataforma lançou upgrades, como a função “Proteção de Conversas”, que deu o que falar. Agora, está apostando na liberação de ferramentas parecidas com a das concorrentes.
Leia mais: Modo ‘Baú dos Segredos’ do WhatsApp: aprenda como ativar a novidade
A novidade da vez é a função de Canais, disponibilizada na última quinta-feira, 8.
Por ela, usuários podem enviar conteúdos a uma lista com até centenas de usuários. O que chama atenção é que as mensagens podem ser enviadas para um grupo sem limite de integrantes. O que ficou óbvio também é que o mecanismo é bastante similar ao encontrado no aplicativo Telegram. Confira mais detalhes ao longo do texto.
Como mencionado, o mais novo recurso do mensageiro se aproxima das funcionalidades do Telegram. Apesar disso, há algumas distinções significativas entre as funções. Uma delas é que os membros do canal estão impossibilitados de responder aos conteúdos com mensagens, mas podem reagir às postagens dos administradores, isto é, apenas com emojis. Também podem participar de certos questionamentos votando nas enquetes.
Até o momento, a função chegou em Singapura e na Colômbia. Em território brasileiro, é previsto que o mecanismo seja liberado nos próximos meses. Segundo informações da equipe, essa será uma forma facilitada de distribuir conteúdos em vídeos, textos e imagens para milhares de pessoas.
Como funciona a ferramenta no WhatsApp?
Nos países onde a função está liberada, órgãos de saúde, agências de checagem de notícias e times de futebol já criaram os seus canais. Com isso, os internautas terão a chance de seguir esse espaço criado e acompanhar todas as atualizações. Vale ressaltar que a novidade é diferente da ferramenta de transmissão, em que era necessário adicionar os contatos em uma lista para que as mensagens fossem enviadas. No recurso de Canais, o usuário precisa seguir para ter acesso a tudo, ou seja, o administrador não terá o número de telefone dos participantes e vice-versa.
Além disso, todas as informações transmitidas não são criptografas e ainda desaparecem depois de 30 dias. Desse modo, mensagens que desrespeitarem as diretrizes da plataforma podem ser moderadas pela empresa.
Com a chegada dos Canais, o aplicativo passará por uma mudança no layout, onde a seção Status passará a ser chamada de “Atualizações”. Na parte superior da tela, será possível acompanhar as novidades ao clicar em bolinhas, exatamente como funciona no Instagram. Logo abaixo, os internautas podem acessar os canais onde são participantes.