De onde vem? Site brasileiro oferece consulta à origem dos sobrenomes

Site permite que os brasileiros descubram a origem dos sobrenomes e outras informações relevantes sobre a família. Os dados são oficiais.



Um site gratuito do Governo Federal ajuda os brasileiros a encontrar a real origem dos seus sobrenomes. Você sabe qual é? O Arquivo Nacional foi criado na intenção de promover a preservação, guarda e disponibilização de documentos de valor histórico e cultural para o Brasil. Confira como aproveitar.

Leia mais: Vikings da vida real: esses sobrenomes denunciam sangue nórdico

Ele é considerado o órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Por meio dele, a intenção é assegurar a proteção e o acesso a documentos importantes para o Executivo Federal. A questão é que muitas dessas informações também podem ser usadas pelos brasileiros em diferentes contextos.

Site para consulta da origem dos sobrenomes

O Arquivo Nacional tem um acervo vasto e diversificado, que abrange desde documentos governamentais e administrativos até os registros históricos, fotográficos, cartográficos, audiovisuais e digitais. Os documentos podem ser acessados por pesquisadores, estudantes, acadêmicos e pelo público em geral. A intenção do Arquivo Nacional é contribuir para a promoção da transparência, memória histórica e a construção do conhecimento.

Por isso, a consulta aos sobrenomes é tão recomendada para quem deseja conhecer a origem dele e obter mais informações relevantes. A plataforma é online e oferece acesso a diversos recursos, como bases de dados, catálogos, guias de pesquisa, exposições virtuais, publicações e informações sobre os serviços disponibilizados pela instituição.

É considerado uma importante ferramenta para quem deseja explorar e utilizar os documentos e materiais preservados pelo Arquivo, por ter dados mais seguros sobre a entrada de imigrantes no Brasil, por exemplo.

São informações oficiais e essenciais em diferentes contextos, principalmente naqueles que envolvem pesquisas em fontes seguras. Por meio dele, as pessoas também conseguem acesso aos documentos de familiares, por exemplo, para o processo de reconhecimento de cidadania.

Ao entrar no site SIAN, é preciso fazer acesso pelo Gov.br, com usuário e senha. A pesquisa pode ser feita na aba de “Fundos/Coleções”, na opção “Pesquisa Livre”. Depois, basta digitar o sobrenome desejado e fazer a busca. Na sequência, serão apresentados os documentos disponíveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário