Demora do novo carro popular fez o “pior maio” desde 2016 nas concessionárias

Vendas de carros enfrentam impacto devido à expectativa de redução nos preços dos populares, resultando no "pior maio" desde 2016.



O anúncio antecipado do governo federal sobre o incentivo para aumentar as vendas de carros populares no Brasil atraiu tanta atenção que acabou tendo um efeito rebote. Isso porque as vendas de carros zero quilômetros foram afetadas negativamente no mês passado devido à iminente chegada dos veículos com preços até 10% menores e concessionárias já falam de “pior maio” em muitos anos.

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De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Fenabrave, o setor não registrava um mês de maio com resultados tão ruins desde 2016. No período, foram emplacados 166.361 carros novos, representando uma queda de 5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

“Com esse resultado, o mês de maio, excluindo o do ano de 2020, quando vivíamos o auge da pandemia e muitas concessionárias estavam apenas com suas oficinas abertas, se tornou o pior desde 2016”, afirmou José Maurício Andretta Júnior, presidente da Fenabrave.

O executivo também destacou que a queda nas vendas deverá ser ainda mais perceptível em junho, devido ao intervalo entre a data da compra e o registro efetivo na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

“Pior maio” é real, mas acumulado do ano ainda é bom

Como as medidas do governo foram anunciadas somente em 25 de maio, o impacto maior nas vendas e nos cancelamentos de contratos já firmados só será sentido nos primeiros dias deste mês de junho.

Apesar dos números recentes, o acumulado do ano ainda é positivo, com um aumento de 10% nas vendas nos primeiros cinco meses de 2022. Além disso, com as medidas anunciadas ontem (5), as montadoras já começaram a alterar as suas tabelas de preços, o que deve aumentar as vendas de junho.

Até o momento, o Brasil registrou 754.851 emplacamentos entre janeiro e maio, com destaque para a Fiat, que se mantém na liderança entre as montadoras pelo 29º mês consecutivo.

A Volkswagen, impulsionada pelos bons números do Polo e com um crescimento de 12,7%, ultrapassou a Chevrolet e assumiu a vice-liderança em vendas no Brasil. Toyota e Jeep completam o top 5.




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