O novo programa do governo federal criado para baratear o preço de carros novos e incentivar o setor automobilístico já está funcionando a todo o vapor. Cerca de dez concessionárias confirmaram sua participação e estão vendendo automóveis zero-quilômetro com descontos impressionantes.
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O pacote foi regulamentado via Medida Provisória (MP) e prevê bônus de R$ 2 mil a R$ 8 mil na compra de veículos que custam até R$ 120 mil. As regras para determinar o valor da redução consideram o preço inicial, a eficiência energética e o percentual de componentes produzidos no país.
A indústria automotiva nacional foi uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19, quando a falta de itens provocou um aumento nos preços de matérias-primas. Junto a isso, a queda na demanda deixou a situação complicada para as fabricantes.
Segundo dados da consultoria Jato, o preço médio de carros novos aumentou 51,5% entre 2020 e 2022. O efeito também pode ser observado nos veículos seminovos, que acompanharam a alta e também ficaram mais caros desde a crise.
Regras impactam os seminovos?
O programa de incentivo anunciado pelo vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, não inclui diretamente o mercado de seminovos. Os descontos previstos na MP valem exclusivamente para a compra de veículos novos.
Logo após o anúncio das regras, as montadoras atualizaram os preços e anunciaram descontos que ultrapassam os R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 19 mil em alguns casos. O Renault Kwid, por exemplo, caiu de R$ 68.990 para R$ 58.990, já que a fabricante também está oferecendo um bônus próprio.
Mas apesar do programa não prever um impacto direto nos seminovos, o mercado sentirá sim os efeitos da queda nos preços. Afinal, não faz sentido para o consumidor comprar um veículo que já teve dono por um preço muito semelhante a um 0 km.
Desvalorização
Seminovos com motor 1.0 já registram queda de 5,13% nos preços como reflexo do pacote do governo, mostra um levantamento da Mobiauto. A redução atinge principalmente automóveis com ano/modelo 2022, 2021 e 2020.
“Apuramos as cotações de dezenas de milhares de anúncios em nossa plataforma, inicialmente na primeira semana de maio, quando não havia essa medida do governo. E repetimos a pesquisa na primeira semana de junho, período que já traria o impacto da redução nos novos. Em um mês, portanto, a queda média foi de 5,13%”, explica Sant Clair de Castro Jr., CEO da Mobiauto.
Segundo o executivo, a tendência é que os valores caiam ainda mais nos próximos dias, mas a variação será influenciada pelos estoques regionais. “Em uma cidade em que a rede autorizada possui 10 unidades em estoque de um certo carro seminovo, a queda nos preços será menor do que em outra região em que o estoque seja de 50 unidades”, acrescenta.