Destaques do dia: Novo lote do abono PIS/Pasep é liberado; Governo divulga lista de carros populares com desconto; Haddad se reúne com líderes no Senado para discutir arcabouço fiscal; Lula decide o futuro do Ministério do Turismo

Encontro de Haddad com lideranças do Senado e lista de carros com desconto estão entre os principais assuntos desta quinta (15).



O dia começa com boas notícias para quatro diferentes grupos de trabalhadores, que vão receber hoje o abono salarial PIS/Pasep. O benefício garante o pagamento de até um salário mínimo para servidores públicos e funcionários de empresas privadas.

Leia mais: Volante que cai no colo: donos de Renault Kwid reclamam do carro mais barato do Brasil

No campo da política, o presidente Lula decide o futuro da ministra do Turismo, que deve deixar o cargo a pedido do União Brasil. Já o ministro Fernando Haddad tem reunião marcada com senadores para buscar apoio ao novo arcabouço fiscal.

Nos assuntos em destaque nesta quinta-feira (15), veja também que a lista completa de carros populares com desconto foi divulgada pelo governo. Confira mais detalhes a seguir.

Abono salarial

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil realizam nesta quinta-feira o penúltimo pagamento do abono salarial PIS/Pasep. Cerca de 24 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2021 poderão sacar até um salário mínimo até o fim do calendário.

O depósito realizado nesta quinta contempla os seguintes os funcionários de empresas privadas nascidos em setembro ou outubro e os servidores públicos com inscrição final 6 ou 7. O saque do dinheiro pode ser realizado até o dia 29 de dezembro.

Os últimos a sacar o abono salarial serão os nascidos em novembro e dezembro, além daqueles com inscrição final 8 ou 9. O pagamento para os grupos finais está previsto para o dia 17 de julho.

A consulta do PIS/Pasep está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) e pelos canais de atendimento dos bancos pagadores.

Carros com desconto

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou a lista de carros populares que estão participando do programa de descontos lançado pelo governo federal. São 233 versões de 31 modelos fabricados por nove montadoras.

Além dos bônus de R$ 2 mil a R$ 8 mil garantidos pelo pacote governamental, algumas fabricantes também estão oferecendo descontos próprios. A lista de carros participantes pode ser consultada aqui.

Ainda segundo o MDIC, as montadoras Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot podem incluir novos modelos a qualquer momento, desde que informem a mudança previamente.

O programa também oferece incentivos para renovação da frota de caminhões e ônibus do país. Neste caso, a lista inclui Volkswagen Truck, Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Peugeot Citroen, Volvo, Ford, Iveco, Mercedes-Benz Cars & Vans e Daf Caminhões, Comil, Ciferal, Marcopolo, Volare e Iveco.

Arcabouço fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa hoje de uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e outros líderes da Casa para discutir o novo arcabouço fiscal.

“Queremos permitir ao ministro [Haddad] a exposição dos pontos importantes do projeto [na reunião]. Esperamos apreciar o projeto ainda em junho”, disse Pacheco.

Aprovado no dia 23 de maio pela Câmara, o documento com as novas regras fiscais do país atualmente tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O senador Omar Aziz (PSD), relator do projeto, antecipou que deve apresentar seu parecer ainda nesta semana.

Caso seja aprovado na CAE, o texto ainda dependerá do aval do plenário.

Ministério do Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decidir hoje se a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, continua no cargo. A chefia da pasta é uma exigência do União Brasil, que quer a substituição da atual titular pelo deputado Celso Sabino (União).

Em troca, o partido reforçaria a base de Lula na Câmara, facilitando a aprovação de pautas estratégicas para o Executivo, como o marco do saneamento. Caso o presidente decida manter a ministra, a sigla pode “virar a casaca” para a oposição.

A presença de Daniela Carneiro está confirmada na reunião ministerial convocada por Lula para esta quinta-feira. O destino da pasta deverá ser decidido durante o encontro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário