A Receita Federal abre hoje (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. As consultas poderão ser realizadas a partir das 10h, por meio do site da Receita. Do total de 5,1 milhões de beneficiados pelo novo lote, 3,4 milhões são contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou que escolheram por receber os valores via Pix.
Leia mais: Imposto de Renda 2023: saiba se a declaração caiu na temida malha fina
Além disso, o lote contempla também as restituições residuais dos exercícios anteriores. Assim, mais de 130 mil idosos acima de 80 anos, além de contribuintes entre 60 e 79 anos e pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, também receberão a restituição. Pessoas cuja renda principal venha do magistério também terão direito a esse repasse.
Dessa forma, o pagamento será realizado no dia 30 de junho, totalizando o repasse de R$ 7,5 bilhões neste segundo lote. Os valores serão depositados nas contas bancárias informadas no momento de entrega da declaração.
Calendário de pagamentos da restituição do IR 2023
Em 2023, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações. Os dados mostram que 60% dos contribuintes que enviaram a declaração possuem direito a restituição. Dessa forma, os valores serão depositados de acordo com a ordem de prioridade estabelecida pelo Fisco, sendo ela:
- Idosos com mais de 80 anos
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes que a maior fonte de renda seja vinda do magistério;
- Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheu receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
Por fim, o calendário de repasses ficou estabelecido da seguinte forma:
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes já receberam);
- 2º lote: 30 de junho (5,1 milhões de contribuintes);
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Como consultar
O contribuinte que deseja fazer a consulta deve acessar a página da Receita na internet. Em seguida, é preciso clicar na aba “Meu Imposto de Renda”. Para finalizar, vá na opção “Consultar a Restituição“.