‘Espanha, aqui vou eu’: sobrenomes que podem garantir nacionalidade espanhola

Cerca de 3,5 milhões de pessoas podem ter as origens reconhecidas em breve! Veja se você pode conseguir a nacionalidade espanhola.



Um projeto de lei na Espanha propõe conceder cidadania aos descendentes de judeus sefarditas, grupo que foi expulso do país em 1492. Cerca de 3,5 milhões de pessoas podem ter as suas origens reconhecidas, o que permite ter direito ao passaporte espanhol. Se você tiver algum desses sobrenomes, poderá solicitar a nacionalidade espanhola.

Leia mais: Habibi? Você tem ancestrais árabes, se usa um DESTES sobrenomes

Segundo o projeto, as pessoas não precisam renunciar à sua cidadania atual. Até o momento, não há grandes rejeições, o que deve facilitar a aprovação do projeto. O artigo 23 do Código Civil espanhol será alterado para beneficiar os descendentes, independentemente de sua ideologia, religião, nacionalidade ou crenças.

Nacionalidade espanhola

Uma lista de mais de 5 mil sobrenomes indica quais são aqueles que podem ser beneficiados. A relação foi divulgada, apesar disso, ela não foi elaborada pelo governo espanhol, então é preciso ter cautela. Apesar da lista de sobrenomes elegíveis estar entre nós, é necessário atender a requisitos específicos para obter o documento.

Alguns dos sobrenomes mencionados na lista incluem Acevedo, Real, Navarro, Pérez e Sánchez.

Mas é bom saber que apenas ter um sobrenome na lista não garante automaticamente a cidadania espanhola, já que as pessoas interessadas devem atender a uma série de requisitos adicionais, como comprovar a origem sefardita por meio de certificados e documentos adequados.

Além disso, o processo de obtenção da cidadania espanhola não é algo tão rápido assim. Todas as etapas, do começo ao fim, podem levar pelo menos cinco anos! É preciso passar pela avaliação pelo conselho de ministros, por exemplo, bem como realizar muitas outras partes do processo de reconhecimento.

Os interessados em dar entrada para obter a nacionalidade espanhola devem buscar informações com as autoridades do país. Atenção redobrada para não correr o risco de ser enganado por informações falsas! Vale lembrar que ter a cidadania espanhola pode permitir a residência legal em toda a União Europeia.

Veja mais sobrenomes que estão na lista: Acosta; Baltasar; Calvo; Delgado; Espejo; Ferrer; Gutiérrez; Henríquez; Jimeno; Madrid; Navarro; Olivos; Ramírez; Salazar e muitos outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário