Cachorros que saem correndo são movidos por uma energia incontrolável e instintiva. Nesse caso, não é raro encontrar cães que gostam de sair pela porta quando seus tutores estão de saída. Ainda assim, isso pode representar um problema caso o cão não esteja acostumado e fuja. Este truque incrível vai te ajudar a treinar seu pet, mantendo-o quieto nesses momentos de distração.
Veja também: 5 cuidados cruciais para evitar que cachorros e gatos transmitam doenças
Como acontece o adestramento de animais?
O adestramento de cães é um processo que visa ensinar e orientar os animais para desenvolverem habilidades e obedeçam comandos. Essa ação garante que eles não fiquem agressivos e saibam como se comportar em casa.
A partir de técnicas e métodos de treinamento, é possível estabelecer uma comunicação com o cachorro, controlando comportamentos indesejados. Afinal, você ama seu pet, mas não quer que ele destrua o sofá da sala.
Comandos básicos
Ensine o cachorro comandos básicos, como “senta” e “fica”. Isso estabelecerá uma base de obediência e controle. Use a ração para o reforço positivo, e da mesma forma, não ofereça o petisco quando ele for desobediente.
Aumente a dificuldade gradualmente
Depois de uma semana, com treinos de 15 minutos por dia, é possível observar alguma evolução. Nesse sentido, comece a aumentar a dificuldade dos desafios, pedindo para que ele fique sentado enquanto você se afasta.
Escolha boas recompensas
Utilize recompensas, como petiscos ou elogios, para reforçar comportamentos desejados. Se ele ficar calmo e obedecer ao comando de “fica” ao abrir a porta, recompense-o. Lembre-se de não exagerar em alimentos calóricos.
Porta como estímulo
Assim que ele estiver atendendo às suas afirmações, use a porta como estímulo de treinamento. Toque na maçaneta lentamente enquanto dá o comando de “fica” e observe sua reação. É necessário paciência e direcionar o movimento das mãos.
Este é o passo a passo para você treinar seu cachorro que gosta de sair pela porta quando você chega ou sai de casa.