Já imaginou viajar para um país e conhecer uma nova cultura gastando pouco? E se te disséssemos que é possível conhecer um pedacinho da Finlândia aqui mesmo, no Brasil? Pois essa possibilidade existe e fica no sul do Rio de Janeiro. Estamos falando de Penedo, a única colônia finlandesa no Brasil.
Veja também: Hora de viajar! Passagens aéreas podem ficar mais baratas em 2023.
O vilarejo, completamente aconchegante e charmoso, fica somente a 280 km da capital paulista e a 180 km da capital carioca. Os primeiro finlandeses chegaram em Penedo em 1929, liderados por Toivo Uuskallio, que tinha o intuito de construir uma colônia nórdica nos trópicos.
Assim, ao visitar a capital finlandesa brasileira, o turista consegue encontrar o nome das lojas escritos em finlandês, iguarias do país nórdico nos restaurantes e cafés. Esse é o caso do korvapuusti, doce típico da Finlândia e facilmente encontrado em Penedo.
Boa opção para todo o ano
Ao contrário de alguns destinos clássicos, o vilarejo de Penedo é um destino excelente para todas as épocas do ano. No verão, é possível aproveitar das diversas cachoeiras de águas cristalinas que existem na região. Já durante o inverno, o vilarejo oferece um clima bastante aconchegante nos bares, restaurantes e chocolatarias que dão a cara da estação.
Porém, não assuste se você encontrar decoração natalina ou o Papai Noel em épocas fora do Natal, principalmente no Shopping Pequena Finlândia. Isso porque o bom velhinho tem uma vila para chamar de sua em Penedo, que fica aberta a visitação durante todo o ano.
Além disso, os chocolates, sorvetes artesanais e geleias finlandesas fazem o gosto dos visitantes nas ruas centrais da vila. Para quem deseja levar uma lembrança do local, é possível encontrar lojas de artesanatos, shoppings e galerias para comprar velas, cerâmicas, roupas e diversos outros itens locais.
Gastronomia de dar inveja
Agora, se você é do tipo de pessoa que gosta de viajar para comer, saiba que Penedo também atende aos seus objetivos. Os pratos da cozinha nórdica e alemã são encontrados facilmente nos cardápios de restaurantes e bares da vila. Ademais, também é possível encontrar pratos à base de trutas frescas, criadas nos rios e lagos da própria região.
Para acompanhar, nada melhor que as cervejas artesanais da região, que seguem as premissas e obrigatoriedades das clássicas cervejas nórdicas. Se você prefere a sobremesa, os doces caseiros como strudel de maçã e a torta sacher, feita de chocolate, ruim e damasco, também estão disponíveis em diversos comércios da cidade.
Por fim, tudo isso pode ser acompanhado de um delicioso chocolate quente servido com chantilly ou com uma dose de bebida alcoólica, que promete esquentar ainda mais os dias frios. Se você ficou com vontade de conhecer essa pequena vila, não perca tempo!