Em diversas partes do mundo, o Amazon Prime, serviço de assinatura mensal ou anual que entrega uma série de benefícios aos usuários, caiu no gosto dos consumidores justamente por causa dessa gama de vantagens ofertadas, que vão desde frete grátis até o streaming de filmes e séries. Entenda o que está acontecendo.
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O serviço parece não estar agradando tanto nos Estados Unidos. Isso, porque a Federal Trade Commission (FTC) está movendo um processo contra a empresa, alegando que a companhia está confundindo clientes, o que estaria os induzindo a efetuar a assinatura do serviço. E não só isso! Estariam complicando o cancelamento.
Segundo informações do portal Olhar Digital, na última quarta-feira, 21, o órgão detalhou que a gigante das vendas online pode ter enganado milhões de clientes. A FTC explica que o problema está no processo de finalização de uma compra. Com muitas opções aparecendo no site da empresa, o cliente acaba clicando em alguns dos botões por engano e, assim, solicita também a assinatura.
Dessa forma, os usuários que não pretendiam contratar o serviço, buscam pelo cancelamento, mas encontram grande dificuldade no processo, uma vez que as pessoas precisam passar por diversas etapas.
Em comunicado, a presidente da FTC, Lina Khan, ressalta que os usuários ficam frustrados e têm que lidar com um custo a mais mesmo sem o seu consentimento. A situação é vista como manipulação, algo que atrapalha as empresas que seguem o determinado em lei, além, é claro, de ser algo que traz prejuízo aos consumidores.
Segundo informações divulgadas, a Amazon não emitiu nenhum comentário sobre o caso até o momento.
Amazon está seguindo tendência em IA
Apesar de estar sendo alvo de polêmica, a empresa está trabalhando para aprimorar a experiência do usuário com a ajuda da inteligência artificial (IA). A multinacional americana está usando a tecnologia para redigir avaliações de produtos e, assim, facilitar para os usuários o processo de busca pelo item ideal dentro do site.
Diversas empresas estão aplicando a IA em suas soluções para impulsionar os seus produtos, portanto, a Amazon decidiu não ficar de fora dessa tendência. Os textos gerados agrupam informações fornecidas pelos próprios clientes sobre algum produto e, no final, avisam ao consumidor que a descrição foi elaborada pela inteligência.
A porta-voz da empresa, Lindsay Shanahan, disse para a CNBC que a empresa está investindo na tecnologia em todos os negócios, mas não forneceu mais detalhes.