Muitas cidades antigas desapareceram no passado sem deixar vestígios, devido aos materiais usados para construí-las. Com o sumiço delas, todos os aspectos relacionados aos grupos também se perdem e, em alguns momentos da história, nem as pesquisas mais aprofundadas no assunto conseguem revelá-los. Por outro lado, há registros de lugares que resistem ao tempo e são consideradas algumas das cidades mais velhas do mundo.
Leia mais: Cidade perdida da Guatemala pode mudar tudo o que sabemos sobre a humanidade
As cidades mais antigas do mundo
A história da humanidade se reflete não apenas em aspectos culturais e artefatos antigos, mas também na forma como as civilizações se dividem e constroem os seus lares. As características da área dizem muito sobre as possibilidades da arquitetura e até sobre como as pessoas pensavam e agiam na época.
Além disso, fatores políticos e econômicos também refletem na organização das pessoas.
Muitos lugares são redefinidos após anos de pesquisa, pois poucos vestígios de moradias e edifícios puderam ser encontrados. Alguns deles são capazes de se regenerar com o tempo e representar fisicamente como eram os povos antigos. A Ásia Ocidental tem vários exemplos dessas civilizações antigas, que ainda podem ser vistas hoje.
Jericó
A primeira foi Jericó, uma cidade mencionada em muitos eventos bíblicos. Os pesquisadores afirmam que a construção começou por volta de 9 mil a.C., inclusive, essas ruínas que estão resistindo há mais de 11 mil anos podem ser visitadas na Cisjordânia, a 2 km da zona mais moderna, “Tell es Sultan”.
Damasco
A segunda, conhecida como Damasco, era considerada a mais antiga de todas com base nos vestígios dos primeiros humanos de 9 mil a.C. Embora inicialmente tenha sido classificada como a cidade mais antiga, só foi fundada em 3000 AC.
Aleppo
A última é um dos locais da guerra da Síria, conhecida como Aleppo desde 6 mil a.C. e, no entanto, foi na Idade de Ouro, após 7 mil anos, que ela foi realmente ocupada.
Você conhecia a história das cidades mais velhas do mundo e dessas populações? Comente!