A Uber anunciou nesta semana que planeja criar novos recursos no aplicativo para garantir a segurança dos passageiros em situações de emergência. O anúncio veio após a assinatura de um Termo de Acordo Técnico com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
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O objetivo é tornar a plataforma mais segura e garantir socorro mais rápido em situações perigosas. Para isso, o plano principal é implantar o botão “ligar para polícia”.
A nova função fará com que as informações da viagem sejam compartilhadas com Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops), em tempo real. O acordo é inédito na região Norte do país, sendo fruto de uma parceria iniciada ainda em 2022.
Ligar para polícia
O botão “ligar para polícia” permitirá que o Ciops tenha ciência de todos os dados da corrida, incluindo a geolocalização do passageiro, explica o general Carlos Alberto Mansur. Além do local, o Ciops também conseguirá verificar informações como nome do passageiro e do motorista e a placa, modelo e cor do veículo.
Dessa forma, o cliente não terá que fazer uma chamada às autoridades para verbalizar a ocorrência na tentativa de se proteger. Utilizando esse método, a empresa consegue preservar minutos importantes para a resolver a situação da melhor forma.
O acordo entre a Uber e a SSP-AM segue uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, uma função semelhante funciona em mais de 120 cidades do país. O mesmo acontece em locais da África do Sul, México e Canadá.
Por aqui, o recurso de segurança já existe em alguns municípios do Maranhão e do Rio de Janeiro, mas em breve deve ser ampliado para outras áreas do território nacional.
Assédio no Uber
Segundo dados da pesquisa Viver em São Paulo: Mulheres, elaborada pelo Nossa São Paulo em parceria com a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), 19% das mulheres que utilizaram os serviços da Uber em 2022 na cidade de São Paulo relataram ter sofrido tipo de assédio durante a viagem.