Ainda na metade de maio, o WhatsApp lançou uma das funções mais aguardadas, porém polêmicas do aplicativo. Agora os usuários podem ativar uma espécie de modo “Baú dos Segredos” em seu perfil.
Veja também: Crise: por que millennials estão de saco cheio de responder o WhatsApp?
Isso quer dizer que a Meta permitiu esconder conversas dos curiosos. O objetivo é proteger o chat de eventuais invasores ou de pessoas que apenas peguem o celular do outro emprestado, por exemplo.
Dessa maneira, as conversas protegidas não podem ser lidas por mais ninguém que não seja o dono do perfil. No entanto, essa ferramenta também foi criticada por muitas pessoas que observam a possibilidade de agira desonestamente.
Modo “Baú dos Segredos”; veja como funciona isso
O novo recurso recebeu ou nome de “proteção de conversas” e é uma maneira de proteger os chats dentro app com senhas. Podem ser utilizadas duas formas diferentes de bloqueio: código PIN ou biometria. Assim, quando alguma conversa tiver informações sigilosas, apenas o dono do perfil saberá como acessar o conteúdo que há dentro dela.
Por isso, se alguém pegar seu telefone e abrir o mensageiro, não conseguirá ler as mensagens que foram protegidas. Isso é uma ótima solução em casos de roubo e furto, por exemplo.
No entanto, caso algum usuário queira esconder uma “vida secreta” que leva pelo WhatsApp, ele também poderá fazer isso. Ou seja, o mecanismo também permite ocultar informações de outras pessoas, até mesmo aqueles conteúdos “desonestos”, como uma traição, por exemplo.
Aprenda a ativar de do jeito certo
Primeiramente, vale ressaltar que a novidade está em processo de distribuição. Por isso, pode ser que o seu WhatsApp ainda não esteja atualizado, mas em breve estará. Por via das dúvidas, acesse a Play Store ou a App Store e procure pelo mensageiro para ver se há alguma atualização disponível para ele.
Caso a opção esteja ativa, basta rolar a página de conversas até o final e encontrar a seção de “Chats Bloqueados”. Então, você pode cadastrar uma senha ou biometria. Assim, tocar e pressionar uma conversa para enviá-la à página de chats bloqueados. Ninguém será capaz de acessar.