scorecardresearch ghost pixel



Mudou! Entrevistas de emprego usam nova abordagem e causam ansiedade

Entrevistas de emprego estão diferentes, sim. Os candidatos se dizem mais cansados e frustrados com a quantidade de etapas. Veja o que mudou.



As entrevistas de emprego mudam de tempos em tempos e exigem muito mais dos candidatos. Quem está desempregado e em busca de uma oportunidade pode se sentir muito frustrado e exausto a cada tentativa que não dá certo. Tenha calma! Saiba como se preparar para os novos modelos de entrevista e conquistar os recrutadores.

Leia mais: Datafolha: 75% de motoristas e entregadores rejeitam contratação via CLT

Muitas pessoas que buscam uma chance passam por inúmeras rodadas de entrevistas. Algumas são realmente exaustivas e, por vezes, há etapas demais até que o candidato consiga saber se irá ou não ser contratado. Um dos motivos que levaram às alterações nas entrevistas foi o crescimento do trabalho remoto.

Entrevistas de emprego

Isso, porque as empresas precisam conhecer melhor os candidatos, principalmente aqueles que nunca estarão atuando pessoalmente com o resto da equipe. Muitas delas adotaram as entrevistas por videochamada e outras etapas adicionais que, ao menos antes da pandemia, eram pouco comuns.

Outro problema que torna tudo mais cansativo é que muitas pessoas estão participando de entrevistas com várias empresas ao mesmo tempo. É complexo gerenciar múltiplos processos de seleção, principalmente porque alguns deles se tornam até bem repetitivos.

Por causa de toda essa complexidade, o resultado é um estresse ainda maior para os candidatos. Aumenta a pressão e a frustração, já que eles precisam equilibrar obrigações profissionais e pessoais durante todo esse período enquanto também focam na dedicação por inteiro a esta etapa para conseguir uma boa vaga.

As empresas têm o direito de se mostrarem criteriosas na avaliação dos candidatos, isso não é questionável, mas a crítica das pessoas que estão no processo é de que as contratantes deveriam encontrar um equilíbrio entre a avaliação rigorosa e o respeito pelo tempo e energia daqueles que demonstraram interesse na vaga.

O melhor, segundo eles, seria simplificar e otimizar as etapas do processo, estabelecer expectativas claras e respeitar a disponibilidade dos candidatos. Estes são fatores que podem atrair os melhores talentos e evitar que ótimos profissionais sejam perdidos para concorrentes mais eficientes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário