Olha o burnout aí! Você pode ser viciado em passar estresse e não sabe

Você consegue organizar sua rotina e tirar algumas horas para descansar? Veja o que acontece quando alguém desenvolve vício em estresse.



Mesmo com a tecnologia, as pessoas continuaram trabalhando muito, e algumas não conseguem largar as obrigações. Nos últimos anos, aqueles trabalhadores que trabalham horas seguidas ficaram conhecidos como ‘’workaholics’’. Esse termo em inglês remete aos indivíduos viciados em trabalho. No entanto, isso reflete um desejo por estresse que pode ter consequências ruins.

Veja também: A coisa é séria: por que o Brasil é o país campeão em ansiedade?

Cuidado com o burnout!

Quando você se acostuma com o estresse do dia e passa a temer o tédio, seu cérebro interpreta que descansar não é uma boa opção. Dessa forma, seu corpo começa a trabalhar incansavelmente até a exaustão.

Essa perda de energia total do sistema nervoso é conhecida como burnout, resultante do estresse crônico. Embora sua mente interprete que não há cansaço algum, esse esgotamento surge para sinalizar o excesso de esforço.

O que é o vício em estresse?

Situações estressantes podem desencadear a liberação de hormônios como a adrenalina e o cortisol, que podem levar a sensações de excitação e euforia. Portanto, algumas pessoas começam a procurar ficar ocupadas para se sentir bem.

Essas reações hormonais costumam ser interpretadas erroneamente, na forma prazer ou recompensa. Sendo assim, levando a uma busca contínua por situações estressantes para obter essa sensação de entusiasmo.

O desejo em provar que é realmente bom em algo ou a necessidade de assumir muitas tarefas são os principais pontos de partida. Infelizmente, esse problema moderno interfere na qualidade de vida, acabando com os relacionamentos.

Você tem tirado um tempo para relaxar?

Considerando essas informações, e que o vício em estresse é real e pode comprometer seu bem-estar, procure relaxar. Não negligencie sua saúde e comece a cuidar da alimentação, fazer exercícios e dormir.

Outra maneira de reduzir as chances de ficar esgotado é encontrar um hobby, algo que você ame fazer, sem obrigações. Trabalhar e estudar são ações importantes, mas o autocuidado é indispensável e deve ter um espaço na sua agenda.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário