Os 6 erros mortais que fazem sua suculenta morrer pouco a pouco

O cuidado com as plantas envolve alguns detalhes e muitas pessoas cometem estes erros quando estão cultivando suculentas em casa. Entenda.



As suculentas são conhecidas pela capacidade de armazenar água em suas folhas, caules ou raízes. Essas plantas de aparência exuberante apresentam uma variedade surpreendente de formas, cores e texturas. Devido às facilidades do cultivo, acabou se popularizando ao redor do mundo. Será que você já cometeu algum desses erros ao cuidar de uma suculenta? Confira.

Veja também: Da cozinha para o jardim! 4 benefícios do bicarbonato de sódio nas plantas

Erros que você pode estar cometendo com as suas suculentas

1. Não escolher terra porosa

Um erro comum ao cuidar de suculentas é não escolher uma terra porosa. Essas plantas têm raízes sensíveis ao excesso de umidade, e um solo granulado ajuda a garantir uma boa drenagem. Dessa forma, terras que são menos refinadas servem como filtro, equilibrando a distribuição dos nutrientes.

2. Usar vasos pequenos

Utilizar vasos pequenos não é adequado e pode afetar negativamente as suculentas. Isso acontece porque elas tendem a ter raízes bastante robustas e precisam de espaço adequado para se desenvolverem. Recipientes com pouco espaço comprometem o desenvolvimento da planta. Nesse caso, é necessário trocar as mudas de vaso, conforme seu crescimento.

3. Esquecer da luz solar

As suculentas são plantas que só crescem em condições de luz solar adequada. Ainda que sejam mantidas em casa e apresentem uma estrutura resistente, elas precisam de luz direta ou indireta por algumas horas por dia. A ausência de fotossíntese resulta em doenças, tornando-as menos vigorosas.

4. Não regar e podar folhas mortas

Este certamente é um dos erros mais cometidos quando se trata de cuidar de uma suculenta em casa. É necessário regar no momento em que o solo estiver seco, e basta pegar um pouco da terra para conferir. Da mesma maneira, folhas mortas devem ser eliminadas, no intuito de evitar pragas. Sendo assim, não deixe de regar e podar todas as suas plantas, sempre que for preciso.

Agora você já sabe quais são os principais erros na hora de cuidar de suculentas, plantas versáteis que conquistaram o coração dos brasileiros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário