scorecardresearch ghost pixel



Pai de pet: NÃO adote um gato antes de tomar as dicas desta veterinária

Médica veterinária revela cuidados importantes para ter ao adotar um felino, pois assim poderá proporcionar uma vida plena ao novo membro da família.



Adotar um gato é uma decisão que traz alegria, mas muita responsabilidade também! Para proporcionar o melhor ao seu gato, saiba que há algumas dicas muito valiosas que, quando colocadas em prática, podem proporcionar uma vida feliz e saudável ao novo membro da família. Acompanhe tudo para garantir o bem-estar do seu novo gatinho.

Leia mais: É pai de pet? Atenção: segredo para conversar GATOS foi revelado

Dicas para cuidar de um gato

Adotar um animal requer cuidados específicos para garantir que esta será uma adoção responsável. Segundo a médica veterinária Alessandra Benedetti, da ONG AMPARA Animal, algumas dicas importantes devem ser repassadas especialmente para quem deseja dar um lar amoroso a um felino.

Dinheiro

Antes de tudo, é crucial estar ciente sobre os recursos financeiros necessários para cuidar adequadamente do animal. A adoção de um gato envolve despesas com alimentação, cuidados veterinários, vacinas, castração e outros possíveis tratamentos médicos. Você deve estar preparado financeiramente para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet.

Consciência das responsabilidades

Além disso, é fundamental que toda a família esteja envolvida no processo de adoção, consciente das responsabilidades e comprometida com o cuidado do felino. Observe a rotina familiar, levando em conta a vida agitada e as necessidades individuais do gato para conseguir proporcionar o máximo de atenção e cuidado a ele.

Adapte o seu lar

Outro aspecto relevante é adaptar o ambiente doméstico para atender às necessidades naturais dos felinos. Isso inclui oferecer espaços verticais para que possam subir, escalar e se ficar seguros. Telas nas janelas são imprescindíveis para evitar fugas. Além disso, é recomendado posicionar a caixa de areia e a vasilha de comida em locais adequados, mas afastados um do outro, para que o felino possa desfrutar dessas áreas sem interferências.

Médico de confiança

Ter um veterinário de confiança é imprescindível para oferecer orientações e cuidados ao longo da vida do gato. Contar com um profissional qualificado garantirá a saúde, a prevenção de doenças e o acompanhamento do felino.

Dedique tempo

Por último, você deve ter tempo para interagir e oferecer atenção ao gatinho.

Contrariando a crença de que esses animais são 100% independentes, Alessandra ressalta que os gatos precisam da companhia humana e, em alguns casos, até mesmo de outros animais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário