As pessoas que amam viajar, costumam construir um itinerário por todos os lugares que desejam passar. Existem diversas regiões que são pontos turísticos famosos e por isso são os destinos mais procurados. Porém, há também o país com menor número de visitantes.
Leia mais: Confira 10 países paradisíacos para viajar onde o real vale mais.
Diferente de grandes regiões turísticas, esse lugar em específico está a ponto de desaparecer, além de ter uma baixa frequência de visitantes. Estamos falando de Tuvalu, na Polinésia, região próxima ao Havaí e à Austrália.
Tuvalu, Polinésia
Ele é um lugar paradisíaco e muito afastado, composto por um conjunto de ilhas localizadas no centro oeste do oceano pacifico. As nove ilhas ficam posicionados ao redor de uma lagoa, a qual também é cercada por um recife de corais.
Além de ter um número reduzido de visitantes, dentro da sua área de 26 km², residem apenas 11.204 mil moradores. Essa coleta de dados foi a mais recente, feita em 2021, pelo Banco Mundial. Existem dois idiomas oficiais: o tuvaluano e o inglês. Outro ponto importante é que a principal moeda na região é o dólar de Tuvalu e o australiano.
Impactos ambientais
Devido aos efeitos gerados pelo aquecimento global, Tuvalu está em sérios riscos de desaparecimento. Com o derretimento das geleiras, e o aumento no nível do mar, a extensão das ilhas está reduzindo. Assim como, as áreas usadas para plantio foram invadidas pela água do mar, tornando-se inutilizáveis. O acesso à água potável também está cada vez menor.
O governo desenvolveu campanhas em pedido à redução dos poluentes pelas demais nações, visando a proteção do planeta e do seu país. O Ministro da justiça de Tuvalu explicou que, por ser uma região insular baixa, qualquer alteração das águas do mar afetam os moradores. Outro fenômeno natural tem afetado os nove atóis, como, por exemplo, os ciclones. Em 2020 um ciclone causou diversos prejuízos aos residentes.
Embora seja uma região de belas paisagens, o país não é o destino preferido dos turistas devido à distância. Para chegar, é preciso pegar um voo em Fiji e só existe um hotel na capital, Fanafuti.