Uma nova frente fria está seguindo pelo país, causando mudanças climáticas em diversas regiões brasileiras. Assim, na região Sul e Sudeste, as chuvas se intensificam, enquanto no Centro-Oeste, o frio aumenta e pode trazer prejuízo para as plantações.
Leia mais: Pode pegar o casaco: frio mais intenso já tem data para chegar ao Brasil
Em contrapartida, a estiagem permanece em algumas áreas no Nordeste. Já no Norte, a combinação do calor e da umidade favorece as chuvas, com exceção do Tocantins. Desse modo, os maiores volumes são esperados no Amazonas e em Roraima, podendo chegar a 100 mm nos próximos dias.
Contudo, o destaque vai para a friagem que chega no estado de Rondônia, fazendo com que a temperatura mínima caia para 10ºC nesta terça (13). A previsão indica que o frio irá permanecer até sexta (16), quando as temperaturas voltarão a subir.
Tempo nublado, chuvas e temperaturas baixas
Na região Sul, o frio avança e é o responsável em deixar o tempo nublado e chuvoso durante toda a semana. Com isso, os acumulados devem ultrapassar os 150 mm nos próximos dias, podendo causar transtornos para a população. No Rio Grande do Sul, o frio chega a causar mínimas de 2ºC, com risco de formação de geada.
Com o avanço da frente fria, as chuvas são esperadas também na Região Sudeste, com volumes que podem ultrapassar os 150 mm. Atenção para as áreas de risco de deslize, visto que o alto volume das precipitações gera alerta para os moradores. Em relação às temperaturas, as mínimas irão girar em torno de 7ºC a 10ºC em áreas de baixada, porém sem risco de geada.
Além disso, as chuvas estarão presentes também no Centro-Oeste, mas em menor volume. Com isso, as precipitações podem chegar a 60 mm, enquanto a temperatura mínima fica em torno de 4ºC no Mato Grosso do Sul. No restante da região, as mínimas serão de 10ºC, atuando até sábado (17).