Você gosta de cuidar do seu jardim ou tem uma horta em casa? Saiba que existem alguns perigos que envolvem os cuidados com a jardinagem e que podem afetar a sua saúde. Pelo menos é isso o que alertam alguns dos especialistas no assunto.
Veja também: Rolhas para plantas: segredo que ninguém te conta salvará seu jardim
Aprenda sobre alguns dos perigos que moram no seu jardim e que devem ser prevenidos.
1 – Ferramentas elétricas
Existem várias ferramentas elétricas que facilitam o trabalho de jardinagem em casa ou na sua horta particular. Porém, elas devem ser utilizadas com cuidado, já que podem resultar em machucados pelo corpo.
Uma serra-elétrica, por exemplo, pode ser utilizada para aparar arbustos e cortar árvores que oferecem algum risco, por exemplo. No entanto, podem causar acidentes graves se não forem manuseadas com cuidado.
2 – Doenças transmissíveis, como leptospirose
Ratos podem habitar sua horta ou jardim e eles transmitem algumas doenças, especialmente a leptospirose. Por isso, tome cuidado com o consumo de água contamina que possa ser coletada de fontes que ficam no local.
Aliás, é sempre uma boa ideia manter predadores naturais ou plantas e mecanismos que funcionem como repelentes de ratos.
3 – Fungos e bactérias no jardim ou na horta
Em um humilde saco de composto está um ingrediente que muitos de nós não esperaríamos: Legionella. Esta bactéria pode causar uma infecção chamada doença dos legionários, que é particularmente prejudicial para os idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. Pode levar à pneumonia e muitas vezes é fatal quando inalada. A água quente e estagnada envolvida no processo de compostagem pode explicar sua presença.
Não é apenas o composto pré-embalado que é perigoso. Sua própria pilha de compostagem também está cheia de várias bactérias e fungos, que, se mantidos adequadamente, não devem causar problemas. Tome cuidado e siga as recomendações de boas práticas.
4 – Cuidado com tétano no jardim ou na horta
O tétano é uma doença que afeta os músculos. Eles entram em espasmo devido aos efeitos da toxina da bactéria Clostridium tetani.
Muitos associam o tétano apenas a objetos enferrujados. Mas esse organismo surpreendentemente comum também é encontrado no solo, principalmente se adubado. As rosas gostam de solo com esterco, então isso pode tornar essas flores amadas mortais se você for cortado por espinhos contaminados ou se o solo sofrer um corte.
Claro que casos assim são raríssimos e, por sorte, os brasileiros são vacinados contra tétano.