scorecardresearch ghost pixel



Pesadelo da Shein: concorrente com planos de atuar no Brasil e ameaça a chinesa

A Temu, empresa do grupo chinês Pinduoduo, planeja expandir suas operações para terras brasileiras em breve.



A Shein conquistou o coração dos brasileiros com peças baratas e estilosas, ganhando bastante espaço no mercado nacional nos últimos anos. Mas a soberania da gigante chinesa pode estar ameaçada por uma concorrente, e não se trata de uma empresa brasileira.

Leia mais: Ficaram de fora: 5 carros que NÃO aderiram aos descontos do governo

A Temu, empresa de e-commerce do grupo chinês Pinduoduo, tem planos de desembarcar no país, o que deve estar deixando os executivos da Shein de cabelo em pé. Com roupas a utensílios domésticos a preços muito baixos, o aplicativo foi lançado em setembro do ano passado e já conta com cerca de 900 milhões de usuários na China.

A empresa também tem capital aberto na Nasdaq, com valor de mercado avaliado em US$ 100 bilhões. Outra marca impressionante é que a Temu tornou-se recentemente o aplicativo de e-commerce mais baixado dos Estados Unidos, superando inclusive a Shein.

Segundo informações da Bloomberg Second Measure, o aplicativo vendeu 20% mais do que a concorrente no mercado americano em maio. A companhia analisou bilhões de transações com cartões de crédito e débito para chegar aos resultados.

Chegada ao Brasil

O início das vendas da Temu por aqui está seguindo uma espécie de roteiro tradicional das empresas chinesas que planejam operar no país. O primeiro passo já foi feito: uma visita de representantes da companhia ao Brasil.

A próxima ação foi a venda de um grupo de chineses para dar início à estruturação da operação. A Temu deve iniciar suas vendas no Brasil até o fim do ano, usando um modelo muito semelhante ao já utilizado pela Shein.

Assim como a concorrente, o aplicativo deve fechar parcerias com influenciadores para divulgação da marca em troca de comissões e produtos. Entretanto, ao contrário da Shein, a Temu tem sua própria marca e usa uma rede de fornecedores para produzi-las, permitindo a venda dos produtos direto da fábrica a preços muito baixos.

Pesadelo da Shein

Os aplicativos Shein e Temu estão entre os mais baixados em 25 das 50 maiores economias do mundo. Em pelo menos 12 desses mercados, incluindo os EUA, a Temu já está na frente da rival em número de downloads. Outros países da lista são: Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário