Praticamente todo mundo possui um celular atualmente, já que o objeto se tornou necessário para desempenhar as principais funções do cotidiano, desde questões pessoais até profissionais. Mesmo sendo tão comuns e essenciais na vida, ainda existem truques e mistérios a serem desvendados ou apenas utilizados por boa parte dos usuários.
Veja também: Adeus, WhatsApp! 36 celulares ficarão sem suporte a partir de 1º de junho
Truque do papel alumínio no celular; para que serve?
Primeiramente, vale destacar que a utilização do celular vai além de cumprir tarefas. Ele pode ser utilizado como um mecanismo de segurança e permite localizar pessoas, armazenar e capturar evidências de situações específicas, entre tantas outras coisas.
Contudo, mesmo sendo um dispositivo tão importante para a vida das pessoas atualmente, o preço do celular continua sendo algo acima da realidade econômica de boa parte das pessoas. O problema fica ainda maior quando pensamos que esses eletrônicos têm uma vida útil limitada. Dentro poucos anos você precisará trocar o seu se quiser continuar desempenhando todas as funções corretamente.
Embrulhar o smartphone com papel alumínio tem surgido na internet como uma dica especial para se manter um pouco longe e mais independente do aparelho na rotina diária.
O que acontece quando embrulha o celular com papel alumínio?
Quando um smartphone é embrulhado em papel alumínio, o aparelho não recebe chamadas ou mensagens de texto (mesmo quando está ligado). Além disso, o GPS também pode ser afetado, já que será impossível localizar o equipamento com os programas oferecidos pelo sistema operacional Android, por exemplo. Mas o mesmo acontece se for um iPhone, ele marcará a última localização do dispositivo antes de ser embrulhado.
Isso acontece porque a folha de alumínio bloqueia os sinais, tornando-se uma versão simplificada de uma gaiola de Faraday, bloqueando o campo magnético de fora.
O papel alumínio atua como um excelente condutor. Ao receber as ondas eletromagnéticas do sinal móvel, é gerado um campo elétrico oposto idêntico e a soma dos dois campos é zero, fazendo com que as ondas não continuem dentro do celular.
Não faça isso!
O problema é que ao testar esse experimento, alguns componentes do celular podem ficar prejudicados. Logo, não é recomendável que ninguém faça isso, embora seja uma curiosidade interessante a respeito dos smartphones.