Um estudo recente sugere que a taurina, um ingrediente comumente encontrado em bebidas energéticas, como o Red Bull, pode aumentar a expectativa de vida. Será mesmo? Depois de muito tempo com críticas ao consumo dos energéticos, a descoberta pode dar um novo rumo para aquisição e preferência da bebida.
Leia mais: Atenção à saúde dos rins: 5 hábitos comuns os destroem aos poucos
Os pesquisadores realizaram testes em ratos e descobriram que aqueles que receberam taurina viveram, em média, de três a quatro meses a mais em comparação aos que não receberam. Além disso, a substância teve efeitos benéficos no processo de envelhecimento dos ratos, os ajudando a evitar problemas relacionados à idade.
Taurina em bebidas energéticas
E por falar nisso, entre os problemas relacionados com a idade que foram evitados nos animais que receberam taurina, os pesquisadores notaram que os ossos ficaram menos enfraquecidos e houve uma menor perda muscular.
Apesar dos resultados iniciais sobre a taurina presente em bebidas energéticas, os pesquisadores acreditam que é preciso conduzir mais alguns estudos para entender os reais efeitos da taurina na saúde humana.
Os resultados preliminares indicam um potencial promissor para futuras investigações sobre longevidade e saúde. Apesar de ser mais encontrada em bebidas energéticas, como o Red Bull, o item também está presente em outros alimentos e desempenha um papel importante em várias funções do corpo.
Agora, os pesquisadores querem realizar novos testes e descobrir também se os resultados observados em ratos podem ser replicados em humanos. Os estudos foram conduzidos por especialistas da renomada Universidade de Columbia.
Após os primeiros resultados das pesquisas, a afirmação é de que a ingestão de taurina pode promover um aumento na expectativa de vida equivalente a cerca de sete a oito anos para os seres humanos, mas somente novos estudos poderão confirmar ou não tão previsão inicial.
Red Bull não é o único
O elemento pode ser obtido por meio da alimentação, pois é encontrada em carne, peixe, aves e laticínios. Quando adicionada em bebidas energéticas e suplementos nutricionais, a intenção é dar suporte por meio de efeitos estimulantes e revitalizantes. A lata de Red Bull, por exemplo, tem aproximadamente 1g de taurina.