Ao conhecer um novo lugar, é comum que os turistas tenham vontade de fotografar a vista e fazer várias selfies para marcar que estiveram ali. Apesar disso, os visitantes de duas cidades europeias encantadoras estão encontrando alguns obstáculos na hora de fotografar as suas visitas. Entenda.
Leia mais: Férias de julho vêm aí! TOP 5 cidades que fazem sucesso entre os turistas
As prefeituras dos municípios estão adotando medidas drásticas para combater essa situação.
De acordo com as administradoras dos municípios, a implementação de medidas restritivas tem o intuito de preservar o charme autêntico das cidades e garantir um ambiente agradável para os seus moradores. Isso, devido à grande preocupação local com o impacto do turismo desenfreado, que vem aumentando a invasão de privacidade e atrapalhando a rotina dos moradores das cidades turísticas.
Desse modo, as duas cidades em questão estão implementando formas de controlar o tempo permitido para tirar fotos nos principais pontos de visita. Continue lendo nossa matéria e descubra quais são.
Cidades proíbem turistas de tirar fotos
Portofino – Itália
Conhecida por suas casas coloridas e paisagens pitorescas, os turistas que vão conhecer Portofino terão que encarar penalidades financeiras, caso permaneçam por tempo excessivo nos mirantes. A prefeitura da cidade italiana implementou multas no valor de R$ 1,5 mil para os visitantes que ficarem tempo demais admirando a vista do local.
A cidade que abriga cerca de 500 moradores definiu áreas para que os visitantes possam fazer uma breve pausa para admirar a paisagem e tirar fotos. Nesse caso, isso deve ser feito sem ultrapassar os limites estabelecidos. O intuito é de equilibrar o turismo com a preservação da qualidade de vida dos poucos habitantes do local.
Hallstatt – Áustria
Essa pequena cidade pitoresca localizada nos Alpes na Áustria tem apenas 923 moradores e tem recebido cada vez mais viajantes devido a sua bela vista para a natureza. Agora, ao contrário de Portofino, a administração da cidade tomou medidas mais drásticas para evitar as novas visitas.
A cidade construiu cercas de madeira em um dos mirantes mais populares da região, impedindo então que fotógrafos capturem a vista deslumbrante proporcionada apenas no local. Além disso, o prefeito de Hallstatt já expressou oficialmente o desejo dos moradores de serem “deixados em paz”.
O prefeito ainda enfatizou a necessidade de proteger a autenticidade e a privacidade da cidade. Com essas medidas, muitos turistas acabam sendo desencorajados e até mesmo desanimam de passar longos períodos fotografando a cidade.