O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é necessário e deve ser emitido por cada motorista, pois está vinculado ao final da placa de cada veículo. Para conseguir seu documento, é preciso estar atento aos prazos definidos por cada estado brasileiro. São eles que estipulam quando é possível atualizar o CRLV.
Leia mais: CRLV obrigatório: a partir de agora motoristas devem andar com o documento
Além disso, a versão antiga em papel-moeda não se encontra mais disponível para emissão. Agora, você só terá acesso ao modelo digital, ao baixar o aplicativo da CDT – Carteira Digital de Trânsito.
Caso prefira, ele pode impresso em papel comum. De uma forma ou de outra, algumas pessoas continuam tendo muitas dificuldades para emitir o documento no dia a dia. É o seu caso? Entenda logo abaixo o porquê.
Regularização e atualização automática do CRLV
O que precisa ser feito
Primeiramente, é preciso garantir que todos os débitos do veículo foram quitados e que qualquer pendência tenha sido devidamente regularizada, do contrário, não é possível dar continuidade a essa emissão.
De acordo com o Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), é preciso que os débitos, como IPVA, taxa de licenciamento, possíveis cobranças de DPVAT e multas vencidas, estejam todos devidamente quitados.
Apesar disso, o Portal do Trânsito investigou os possíveis erros que poderiam estar acontecendo, uma vez que mesmo com tudo devidamente quitado e regularizado, muitas pessoas ainda não conseguiram atualizar o CRLV 2023.
Problemas mais comuns
Os erros mais detectados foram os seguintes:
- Débito no pagamento de GRTs de 2022 e 2023;
- Recall de montadora do veículo não atendido;
- Pendência de vistoria do GNV em veículos a gás;
- Possível restrição no cadastro do Detran devido a paradas de blitz;
- Restrições administrativas ou judiciais impedindo o licenciamento do veículo;
- Protocolos em aberto de postos do Detran;
- Realização do serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
- Alteração de características no veículo que não foram atualizadas no Detran.
Ainda assim, caso tudo esteja devidamente regularizado, mas os problemas para emitir o documento ainda persistam, o indivíduo deverá entrar em contato com o Detran para identificar a solução do problema.