Existem diversas plantas que costumam ser tóxicas para cachorros, representando um perigo para sua saúde. É essencial que os tutores tenham conhecimento sobre essas espécies e evitem tê-las em casa. Além disso, se você tem cachorro ou gato, observe quais são os lugares onde seu pet gosta de passear. Em parque e áreas externas, o cuidado deve ser redobrado para proteger seu bem-estar.
Veja também: Adeus cheiro de cocô! 9 plantas para perfumar seu banheiro naturalmente
Plantas que podem ser tóxicas para cachorros e gatos
1. Lírio (Lilium)
O lírio é uma planta tóxica para cachorros. Suas flores e folhas contêm substâncias que podem causar insuficiência renal aguda em cães.
2. Azaleia (Rhododendron)
A azaleia é uma flor bonita, mas venenosa para animais de estimação. Essa espécie concentra toxinas que podem causar vômitos, diarréia, dificuldade respiratória e até convulsões.
3. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
Também conhecido como flor de Natal, o bico-de-papagaio é perigosa até para humanos. A seiva leitosa presente em suas folhas causa irritação na pele e mucosas dos animais, além de problemas digestivos, caso seja ingerida.
4. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia)
A comigo-ninguém-pode com alto nível de toxicidade, dado que apresenta compostos irritantes. Isso resulta em inflamação na boca, língua e garganta, que por sua vez, dificulta a digestão de alimentos.
5. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria)
Infelizmente, a espada-de-São-Jorge é considerada tóxica para cachorros. Se ele ingerir por acidente, pode começar a passar mal, apresentando diarréia.
6. Filodendro (Philodendron)
O filodendro tem reserva de oxalato de cálcio, que promove a salivação excessiva, o que aumenta o risco de engasgamento. Não deixe seu cão brincar com flores e folhas que caem no chão.
7. Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
A costela-de-Adão faz mal tanto para gatos quanto cachorros. Nesse caso, seus caules também têm cristais de oxalato de cálcio. Em estados mais graves, a ingestão pode provocar queimaduras.
8. Mamona (Ricinus communis)
As sementes de mamona reservam uma toxina chamada ricina, ligada à morte de inúmeros animais. Os sintomas incluem vômitos, desidratação e falência renal.
9. Oleandro (Nerium oleander)
O oleandro é uma planta bastante cultivada em quintais e poucos conhecem seus riscos. Toda sua estrutura tem substâncias cardiotóxicas, que provocam arritmias cardíacas.