Saiba como usar o ChatGPT para elevar a sua competência no trabalho

Ferramenta lançada em 2022 está agitando o mundo do trabalho, auxiliando profissionais a entregar um serviço mais eficiente. Veja como ele pode ajudar.



Desde que o ChatGPT foi lançado no ano passado, usuários continuam descobrindo todas as funcionalidades que a inteligência artificial (IA) é capaz de oferecer. No mundo corporativo, por exemplo, a ferramenta que age como um assistente virtual, pode ser uma verdadeira aliada para quem busca otimizar tarefas e ser mais produtivo.

Leia mais: Utilidade pública: 4 funções ocultas do ChatGPT vão turbinar sua produtividade

Uma parcela considerável do mercado de trabalho fala com preocupação sobre a possibilidade de o chatbot substituir os trabalhadores em algumas profissões, enquanto outra parte dos colaboradores busca encarar esse contexto de forma diferente, ao se adaptar utilizando o recurso para entregar resultados acima da média.

Diante disso, trouxemos seis maneiras de utilizar o ChatGPT para elevar o seu nível de competência no trabalho, de acordo com lista divulgada pelo portal Techtudo. Sendo assim, conforme informações divulgadas pelo site mencionado, a assistente vai além das perguntas e respostas.

Após o seu lançamento, muitos usuários exploraram as possibilidades de como o chatbot pode ser utilizado para ajudar nas tarefas mais diversas e, com isso, foi descoberto que o mecanismo fornece auxílio nas mais diversas áreas por meio de planejamento de atividades, resolução de problemas e desenvolvimento de projetos.

É claro que o dispositivo não fornece soluções 100% confiáveis, visto que alguns dados apresentados pela máquina podem estar sujeitos a equívocos ou apenas desatualizados. A recomendação é que ele não seja utilizado como um robô que faça tudo pelo usuário, contudo pode ser uma excelente alternativa para iniciar atividades desafiadoras.

6 formas que o ChatGPT pode te ajudar no trabalho

De acordo com a lista, uma das primeiras tarefas onde o algoritmo é bem útil é na formulação de um projeto ou plano de ação. Geralmente, ele costuma fornecer um passo a passo, considerando o objetivo que o usuário pretende alcançar. No comando de texto, é importante deixar claro que deseja um plano de ação, com uma finalidade específica e um cronograma com prazos para colocar tudo em prática.

Ele também pode ajudar em alguma questão técnica da área na qual você tem alguma dificuldade. Aqui, o usuário precisa solicitar orientações para a IA, esclarecendo qual é o contexto e quais são os desafios a serem superados.

A terceira forma que aparece na lista é a tomada de decisões.

No prompt, o usuário pode solicitar que o chatbot forneça argumentos a favor e contra uma determinada ideia. Com base nisso, o profissional pode conferir os argumentos e avaliar o que mais faz sentido no momento.

Uma das principais formas de uso da criação da OpenAI é na solicitação de auxílio nas ideias e insights que, muitas vezes, estimulam a criatividade, o que pode gerar propostas de destaque no trabalho. Para utilizá-la dessa maneira, especifique a sua profissão, qual é o projeto, assim como a sua finalidade, então peça por ideias criativas.

A lista também mostra a possibilidade de o ChatGPT fornecer soluções para problemas antecipados.

Um dos aspectos mais importante no mercado corporativo é a capacidade dos profissionais de prevenir crises, pois ao identificar os possíveis problemas, fica mais fácil de solucioná-los. Felizmente, a IA pode ajudar nessa questão. Para isso, o usuário pode perguntar sobre os desafios de determinada área.

Logo após fazer uma breve análise, ele também pode solicitar soluções práticas para resolver cada um deles. Por fim, uma das formas mais importantes de auxílio é no aprimoramento de habilidades. Isso, porque o GTP pode ser utilizado como um orientador, pois dá sugestões de assuntos a serem estudados, com planejamento detalhado de estudos, mas até mesmo corrige as lições.

Sendo assim, pode ajudar no aprendizado de uma língua, indicando alguns sites para a pessoa aprender mais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário