Em meio a tempestade que assola os dois gigantes paulistas, Santos e Corinthians se encontram hoje à noite para uma batalha crucial no Campeonato Brasileiro. O clássico, apelidado de “desespero”, ocorrerá às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, palco do embate pela 11ª rodada do torneio. Os dois clubes encontram-se em situação delicada na tabela de classificação, ocupando, respectivamente, a 13ª e 16ª colocação, uma situação que aumenta a importância da vitória para qualquer um dos lados.
Recentes protestos tem marcado a rotina de ambos os clubes, com torcedores manifestando insatisfação contra a má fase dos times. Com este cenário ao fundo, o clássico poderá servir de estímulo para uma possível virada de chave para um dos times, ao mesmo tempo que poderá agravar a crise do rival derrotado.
Protestos e tensões
Santos
Na semana passada, torcidas organizadas do Santos expressaram sua frustração com o desempenho do clube através de protestos no CT Rei Pelé. Tanto jogadores como membros da diretoria foram alvo de críticas, em especial o presidente Andrés Rueda, o lateral-direito Nathan e o zagueiro Eduardo Bauermann.
Corinthians
O Corinthians, por sua vez, viveu seu pico de tensão em maio, quando torcedores se reuniram em frente ao CT Dr. Joaquim Grava para protestar contra a situação do clube. A lista de críticas atingiu desde o presidente Duilio Monteiro Alves até os veteranos do Alvinegro, além do meia-atacante Luan.
Retrospecto do confronto
A Vila Belmiro, palco do embate, traz um retrospecto favorável ao Santos. Nos últimos dez jogos contra o Corinthians em casa, o Peixe venceu cinco, empatou três e perdeu apenas dois. Por outro lado, o último triunfo no ‘Alçapão’ foi do Timão, com um placar de 1 a 0, gol marcado por Róger Guedes no Brasileirão de 2022.
Situação atual na tabela
O Santos, com 13 pontos, e o Corinthians, com nove, veem neste confronto uma oportunidade de mudar o rumo de suas respectivas campanhas. O Santos não vence há oito jogos e o Timão não sabe o que é triunfar há três.
Próximos confrontos
Jogos do Santos:
- Corinthians (C) – 21/6
- Flamengo (C) – 25/6
- Blooming (C) – 29/6
Jogos do Corinthians:
- Santos (F) – 21/6
- Athletico-PR (F) – 24/6
- Liverpool-URU (C) – 28/6
O resultado deste clássico pode ser decisivo na trajetória de ambos os clubes neste campeonato. Uma vitória pode ser a faísca necessária para acender a chama da recuperação, enquanto uma derrota pode agravar a crise e aumentar o descontentamento dos torcedores.