Se excedeu na buzina? Saiba em quais situações pode acabar MULTADO

Barulho da buzina do carro pode render muitos problemas aos motoristas que fazem o uso indevido desse item de segurança.



A buzina do carro é um dispositivo de segurança criado para alertar outros motoristas e pedestres. A sua principal função é chamar a atenção e comunicar uma possível situação de perigo, mas, em alguns casos, o uso excessivo pode render uma boa multa aos motoristas barulhentos. Entenda quais casos são esses.

Leia mais: É multa na certa: modelo de capacete é proibido e dá muito prejuízo

Como um item de segurança presente nos veículos, a buzina pode ser decisiva em situações de perigo. Por exemplo: ao servir de meio para alertar uma possível colisão ou ainda quando o condutor pode ter que fazer uma manobra inesperada. E, quem sabe, também para sinalizar algum tipo de emergência na estrada? Sim, é possível.

Buzina do carro pode render multa aos motoristas barulhentos

Apesar de ser um item de segurança muito útil, em alguns casos, o uso inadequado ou excessivo pode ser considerado uma perturbação sonora. Quando isso acontece, o motorista pode ser multado ou penalizado pelo uso indevido. O motivo é simples: o ruído excessivo pode causar desconforto em alguns casos, por exemplo, nas regiões que ficam perto de hospitais, maternidades, lares de idosos e vários outros espaços delicados.

O uso em excesso da buzina do carro também pode provocar distração e perturbar a tranquilidade pública. Quando isso acontece, o motorista pode ser multado, sim! Buzinar em túneis, por exemplo, é considerado uma infração de trânsito devido à perturbação que pode causar e ao risco graças à acústica desse ambiente.

Nesse caso, há possibilidade de distrair os demais motoristas e tirar o foco deles sobre o que realmente importa, como as sirenes de emergência, indicando a necessidade de passagem, por exemplo.

A orientação aos motoristas é de que a buzina deve ser usada somente em emergências ou para evitar acidentes. É importante conhecer as leis de trânsito locais para evitar o uso de maneira irresponsável e sem moderação.

O condutor flagrado em uma situação de desrespeito quanto à forma de uso da buzina do carro pode receber uma multa de quase R$ 200 e somar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário