O sobrenome é o nosso nome de família, aquele que é passado entre gerações. Ele representa a identificação de uma pessoa em relação ao seu grupo ou à linhagem. Além disso, carrega muita história dos antepassados. Se você tem um dos sobrenomes da lista na sua certidão de nascimento, ele indica que você tem origem europeia!
Leia mais: Um DESTES sobrenomes garantem antepassados no Império Romano
Dizer que uma pessoa tem origens europeias significa que os seus ancestrais têm uma linhagem ou ascendência proveniente dos países que compõem o continente europeu. Isso quer dizer que o indivíduo pode ter raízes em países diversos, como Portugal; Espanha; França; Alemanha; Itália; Reino Unido e muitos outros.
Origem europeia
Não é apenas o sobrenome que pode indicar que a sua origem é europeia, viu? Você pode identificar as suas raízes por meio de fatores bem variados, como as tradições familiares, cultura, idioma, costumes e até mesmo por meio de análises genéticas que revelam quem eram os seus ancestrais.
É importante ressaltar que a Europa é um continente diversificado, com diferentes etnias, línguas e culturas, logo as origens europeias de uma pessoa podem abranger uma variedade de lugares e regiões dentro do continente. Por isso, conhecer mais sobre a sua família e perguntar aos mais velhos é a melhor maneira de conhecer a sua história.
O sobrenome é apenas um grande indicativo.
Ele é passado de geração em geração e pode refletir a herança cultural, étnica, geográfica ou histórica de um grupo. Tem um papel muito importante na identificação pessoal e no rastreamento da linhagem ao longo do tempo.
Alguns sobrenomes comuns no Brasil indicam que você tem origem europeia. São eles:
Pereira: ele remete ao cultivo de peras em várias regiões de Portugal;
Camargo: usado na Espanha, está relacionado a uma zona regional chamada Vale de Camargo;
Carvalho: sobrenome de origem ibérica adotado por portugueses judeus, simbolizando longevidade e resistência, características associadas à árvore de mesmo nome;
Fernandes: é um sobrenome que indica “filho de Fernando”, comum tanto em Portugal quanto na Espanha;
Nogueira: ligado às pessoas que nasceram na região de Torre de Nogueira, em Portugal. Está relacionado a uma árvore que produz amêndoas ou nozes;
Macedo: faz referência a uma região em Portugal que é conhecida por suas macieiras.