Se você joga as cascas de banana no lixo, para IMEDIATAMENTE

Uma das maneiras mais eficientes de cuidar das plantas e, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício, é usar adubos feitos a partir de casca de banana.



A utilização de resíduos orgânicos na agricultura e jardinagem tem se tornado cada vez mais popular, levando a alternativas sustentáveis de adubação. Entre essas opções, destaca-se o adubo de cascas de banana, um fertilizante natural. Nesse caso, essa opção oferece inúmeros benefícios para as plantas e o meio ambiente. Confira o passo a passo do fertilizante orgânico feito de casca.

Veja também: Se o objetivo é desinchar, 4 frutas diuréticas são infalíveis na perda de peso

Propriedades da casca de banana para as plantas

Os fertilizantes orgânicos melhoram a composição do solo, aumentando sua fertilidade e capacidade de retenção de água. Isso se deve aos seus nutrientes, como potássio, cálcio e nitratos. Dessa forma, fortalece as raízes, que conseguem se desenvolver, pois começa a resistir a pragas e doenças. Esse aumento da atividade microbiana resulta em plantas e flores mais saudáveis e bonitas.

Este é o fertilizante natural feito com cascas de banana

Você vai precisar de:

  • Cascas de 5 a 6 bananas;
  • 1L de Água.

Modo de preparo:

1º passo: em um recipiente, adicione a água e em seguida as cascas de bananas.
2º passo: na sequência, cubra o reservatório com um pano limpo e deixe-o descansando em um local seco e arejado, longe do sol.
3º passo: por fim, espere pelo menos 1 semana para coar e remover o líquido resultante desse processo de extração.
4º passo: depois de 7 dias, coe a mistura e o fertilizante que sobrou pode ser diluído em medidas iguais de água. Sendo assim, se você usar 1 colher de sopa, adicione mais 1 colher de sopa de água filtrada.
5º passo: utilize o fertilizante no solo uma vez ao mês, garantindo que suas plantas cresçam de maneira equilibrada e constante.

Benefícios dos fertilizantes orgânicos

Diferente dos agentes químicos, os adubos orgânicos tendem a agir lentamente, liberando de forma os nutrientes. Portanto, acaba evitando o desperdício e os riscos de superadubação. Conforme foi dito, a prática ainda combate o descarte de alimentos que podem ser aproveitados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário