Com a escassez crescente de motoristas de caminhão em todo o mundo, alguns governos têm facilitado a contratação de motoristas estrangeiros para suprir a falta de mão de obra. Mais recentemente, por exemplo, o velho continente tem aberto oportunidades para brasileiros. Vale a pena ser caminhoneiro na Europa?
Leia também: Europa decide banir venda de veículos à combustão; veja quando começa
Somente em 2021, na Europa, havia 425 mil vagas disponíveis para motoristas. Por conta disso, países europeus têm aberto seleções para a contratação de motoristas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru e Venezuela. Uma dessas empresas é a espanhola Grupo De Pedro Molinero.
Um aspecto importante que é importante considerar na hora de avaliar se vale a pena agarrar essa oportunidade é a questão salarial. Infelizmente, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, os salários dos motoristas de caminhão são baixos.
De acordo com o site alemão Autobahn, a média salarial de um caminhoneiro na Europa gira em torno de 3 mil euros (R$ 16.200). É claro que os valores podem variar de acordo com a empresa e o tipo de transporte realizado.
Algumas operações incluem benefícios adicionais e, é claro, motoristas mais qualificados recebem melhor remuneração. Vale lembrar que o valor é considerado de baixo a médio porque o que está em conta é o custo de vida na Europa, não o valor convertido em reais.
Outros aspectos a considerar antes de decidir ser caminhoneiro na Europa
Entre as facilidades, um ponto positivo é que os caminhões na Europa são tecnicamente os mesmos que temos no mercado brasileiro, com exceção das montadoras MAN e Renault Trucks, que basicamente utilizam mecânica Volvo.
Além disso, nossa legislação é bastante “inspirada” na Europa, então as dimensões e pesos são semelhantes, o que facilita a adaptação.
Outro aspecto importante a ser considerado antes da decisão é o investimento necessário para a mudança de país. Além da documentação, é importante ter conhecimento do idioma, principalmente para os países que falam inglês. Afinal, assim como você pode não saber inglês, quem mora lá pode não saber português.
Levando todos esses aspectos em consideração, a maneira mais fácil de se tornar um caminhoneiro na Europa é conseguir uma vaga já estando no país. Mas também é possível buscar oportunidades estando aqui.
No Brasil, algumas empresas de recursos humanos têm oferecido oportunidades de trabalho no exterior. Muitas dessas oportunidades são divulgadas no Midia Truck Brasil.
No final das contas, vale a pena? A resposta é: depende. Antes de tomar uma decisão, é necessário avaliar cuidadosamente cada aspecto e ponderar sobre a oportunidade oferecida.