Lili Chin é uma escritora da Malásia que ama gatos, assim como vários de seus leitores, viciados no assunto. Nesse caso, ela resolveu reunir seus conhecimentos em um único livro: “Kitty Language: An Illustrated Guide to Understanding Your Cat”. Na tradução direta, sua obra recebeu o nome de ‘’Um guia ilustrado para entender o seu gato’’. Veja quais são os principais ensinamentos dessa edição.
Veja também: Proteja seu pet! Estas 9 plantas tóxicas podem envenenar cães e gatos
Livro mostra como desvendar o comportamento dos gatos
1. Urinar fora da caixa de areia
Se o seu gato estiver urinando em lugares inapropriados, mesmo que ele tenha o costume de fazer as necessidades na caixa de areia, fique atento! O felino pode estar demonstrando insegurança e estresse por mudanças na casa.
2. Retribuir carinho com o rosto
Gatos marcam território a partir de glândulas localizadas na face, portanto, eles gostam de esfregar o rosto em objetos e humanos. Isso transmite conforto, ou seja, revelam que estão se sentindo seguros. Não é fofo?
3. Balançar o rabo
Geralmente, pequenos felinos começam a balançar o rabo quando estão frustrados. Esse estado tende a se repetir em momentos nos quais os estímulos não são desagradáveis. Caso perceba esse comportamento, afaste-se.
4. Projetar o bigodes para a frente
Comece a reparar em detalhes dos seus pets, porque você vai se surpreender! Uma leve inclinação do bigode para frente, indica curiosidade, e isso acontece bastante em brincadeiras divertidas que simulam caça.
5. Jogar o bigode para trás
Qualquer sinal de encolhimento do corpo precisa ser considerado uma tentativa de se esquivar de algum contato. Assim como os humanos, às vezes os gatos só querem descansar, sem ser interrompidos.
6. Tremer o rabo e a barriga
Sabe quando você está fazendo carinho e o gato chega a se contorcer, tremendo o rabo? Essa ação expressa felicidade, principalmente quando acompanhada do ronronar, um ronco na barriga que emite um som agradável.
7. Manter as orelhas para baixo
Em gatos e cachorros, o acanhamento é perceptível e até o olhar parece adotar um aspecto triste. Associado a essa manifestação, as orelhas para baixo representam ansiedade e algo que os deixam assustados.