Tem feriado no dia 13 de junho? Veja onde os trabalhadores ganham folga

O dia de Santo Antônio é comemorado nesta terça-feira (13), sendo ele um dos mais importantes para o catolicismo brasileiro. O santo casamenteiro é muito popular no Brasil e em Portugal, onde os devotos aproveitam a comemoração para realizar simpatias e manter tradições. Leia mais: Lista divulga os países mais miseráveis do mundo e não […]



O dia de Santo Antônio é comemorado nesta terça-feira (13), sendo ele um dos mais importantes para o catolicismo brasileiro. O santo casamenteiro é muito popular no Brasil e em Portugal, onde os devotos aproveitam a comemoração para realizar simpatias e manter tradições.

Leia mais: Lista divulga os países mais miseráveis do mundo e não poupa o Brasil

Muitos brasileiros estão se perguntando se a data é feriado, já que o país comemora uma série de eventos do calendário católico com folga para os trabalhadores. Afinal de contas, dia 13 de junho é feriado nacional?

A resposta é não, mas não desanime. Isso porque embora não seja considerada folga no país inteiro, a data é feriado em alguns municípios. Nas cidades onde o santo é padroeiro, os moradores poderão aproveitar mais um dia para descansar.

Onde o dia de Santo Antônio é feriado?

A lista abaixo reúne os municípios onde o dia de Santo Antônio é feriado municipal ou ponto facultativo. No segundo caso, cabe ao empregador decidir se dará ou não folga aos seus funcionários. Confira a relação:

São Paulo: Americana, Adamantina, Apiaí, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Cordeirópolis, Guaratinguetá, Iperó, Itaí, Junqueirópolis, Lins, Macatuba, Martinópolis, Piracicaba, Piracaia, Pirajuí, Pindorama, Rancharia, Osasco, Pradópolis, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Urânia e Vargem.

Rio de Janeiro: Duque de Caxias, Miguel Pereira, Miracema, Nova Iguaçu, Pinheiral, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, Saquarema, Sapucaia, Teresópolis e Volta Redonda.

Mato Grosso do Sul: Campo Grande.

Mato Grosso: Barra do Garças, Nova Monte Verde, Paranaíta, Santo Antônio de Leverger, Sinop e Tabaporã.

Minas Gerais: Abaeté, Araçuaí, Bicas, Bonfim, Campanha, Curvelo, Diamantina, Governador Valadares, Grão-Mogol, Igarapé, Ipanema, Itapajipe, Jacinto, Jacutinga, Juiz de Fora, Mantena, Mateus Leme, Mesquita, Miraí, Ouro Branco, Paracatu, Patos de Minas, Peçanha, Prados, Salinas, Santa Bárbara, Santo Antônio do Monte, São Romão, Sete Lagoas, Teixeiras, Tiros, Unaí e Visconde do Rio Branco.

Paraná: Alto Paraná, Bocaiúva do Sul, Cambé, Dois Vizinhos, Formosa do Oeste, Imbituva, Iporã, Lapa, Manoel Ribas, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Sudoeste e Ubiratã.

Santo casamenteiro

Santo Antônio é conhecido como casamenteiro porque defendia que casais devem se casar por amor, e não por negócio. Também há uma segunda versão que afirma que o beato desviou donativos da igreja para pagar o dote do seu casamento. Já a terceira versão conta que ele ofereceu ajuda a uma jovem pobre que queria se casar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário