scorecardresearch ghost pixel



Tesouros do Brasil: 3 cidades históricas lindas que vão tirar o seu fôlego (e poupar seu bolso)

A experiência de fazer turismo nacional pode ser ainda mais imersiva, dado os fatos históricos, preservação e autenticidade dos locais.



O Brasil, um país de proporções continentais, é um local muito atraente para turistas – sejam eles internacionais ou brasileiros de outras regiões. Algumas cidades em específico possuem um valor ainda maior, devido ao seu contexto histórico.

Veja também: Cidade brasileira é eleita uma das mais perigosas para viajar; adivinhe qual é

Três cidades históricas para você passear no Brasil

Ouro Preto

Você sabia que a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é considerada pela UNESCO como um patrimônio mundial? Honrada internacionalmente, o reconhecimento veio em 1980.

Conhecida pela sua bela arquitetura preservada, o local foi fundado no final do Século XVII (17), sendo conhecido por ser um centro importante durante o período colonial, devido a toda sua riqueza de ouro — que explica o nome — e as igrejas barrocas.

Para os admiradores da natureza, a cidade foi construída em meio a colinas e montanhas! Imagina só a sensação de observar a cidade sob um ponto de vista alto!

Um dos destaques, como comentado, são as igrejas. A mais popular delas é a Igreja católica de São Francisco de Assis. Inaugurada em 1647, ela foi construída em estilo Barroco, com elementos decorativos rococós, com grande parte dos detalhes arquitetônicos atribuídos a Aleijadinho, famoso escultor e arquiteto brasileiro.

Por ser uma cidade histórica, museus não podem faltar. O mais popular deles é o Museu da Inconfidência, que conta a história da Inconfidência Mineira, um movimento contra o domínio português durante o século XVIII.

Paraty

Agora, voamos para o Rio de Janeiro, até uma cidade com apenas 43.680 habitantes (2020). Analogamente a Ouro Preto, a cidade é famosa devido sua arquitetura colonial e sua beleza natural.

As semelhanças não param: a cidade também foi fundada no século XVII, empenhando um papel estratégico durante o período colonial, ao ser um ponto de escoamento do ouro produzido em Minas Gerais. Nesse sentido, o “Caminho do Ouro” é um trecho do antigo caminho seguido para trazer as riquezas de Minas Gerais até o litoral, para depois serem levadas para Portugal.

Além disso, as igrejas não faltam; as mais populares são a Igreja Matriz, e a de Santa Rita.

Pulando para o agora, a cidade é um centro turístico devido ao seu patrimônio histórico e sua beleza, que levou a cidade a também ser reconhecida pela UNESCO em 2019.

Equipada com suas ruas de pedra e arquitetura colonial, outra motivação que faz do turismo da cidade forte é a Festa Literária Internacional, a Flip. O evento que acontece anualmente reúne diversas pessoas de renome da literatura. Durante o período, a cidade fica ainda mais corrida.

Falando de suas belezas, a região abriga várias ilhas e praias belas e dispõe de passeios de barco, mergulho e trilhas. Para quem quer uma aventura, uma opção a ser pensada.

Recife

A cidade recebeu o título de Cidade Criativa da UNESCO em 2021, e chegou a ser nomeada como a ‘cidade da música’.

Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil e de longe a mais populosa da lista, a cidade mistura modernismo, com tradição, criatividade e diversidade cultural.

No bairro Recife Antigo, é encontrada diversas atrações para os turistas. A principal atração do Recife Antigo é o Marco Zero, também conhecido como Praça Rio Branco.

Próximo ao Porto do Recife, ele é o lugar de referência onde a cidade nasceu. A partir dali, é possível visitar diversos pontos preservados, como igrejas barrocas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário