As alças de segurança são popularmente conhecidas como “pqp” no Brasil. O termo se refere a um xingamento ou exclamação para casos de acidente. Afinal, é nessa hora que muitas pessoas resolvem se agarrar nas barras retrateis dentro do automóvel.
Veja também: 10 itens comuns em carros do passado, mas que hoje perderam sentido
Contudo, um vídeo compartilhado na internet recentemente mostra que existe algo a mais escondido em cada uma das alças de segurança. Muitos usuários ficaram chocados ao notar a presença do segredo.
Você não sabia disso
Um vídeo publicado pelo usuário @jmac8781 do TikTok mostra que existe um dispositivo escondido nas alças de segurança do carro. Basta que você o abaixe e abaixe também um segundo clipe que fica escondido no canto da alça.
Assim, ela ficará travada e não se fechará com a tensão das molas. Dessa forma, o dispositivo se torna mais seguro e pode ser utilizado para diversos fins como:
- Pendurar roupas;
- Apoiar acessórios internos;
- Servir como segurança extra e apoio; entre outras coisas.
No entanto, há funções que são objetivas e que traduzem os motivos pelos quais o item foi projetado dentro dos automóveis. Entenda melhor qual é a finalidade, confira a descrição logo mais abaixo.
Qual é a real utilidade das alças de segurança do carro?
Na prática, as alças de segurança servem como apoio para pessoas idosas ou com algum tipo de limitação física entrar e sair do automóvel. Além disso, em caso de acidente, elas também ajudam a posicionar o veículo corretamente.
@jmac8781 #stitch with @sanne_vberkel 33 years wasted#carhack#cartrick#learningfromtiktok#lifehacks#thingsididntknow#todayyearsold#over30#over40#over50
Quando se está em uma via acidentada, os passageiros também contam com um item a mais de apoio. Dessa forma, além do cinto de segurança, as alças fazem com que a pessoa se sinta mais firme dentro da cabine.
E aí, você sabia que existe uma trava nas alças de segurança do carro? Essa descrição existe em muitos manuais de fábrica, os quais vêm junto com o carro no ato da compra. Basta ler atentamente o livrinho ou buscar a versão digital dela.