Beba muita água: semana começa com calor e tempo seco em boa parte do país

Segundo a previsão do tempo, a semana será de calor e tempo seco em grande parte do país. Porém, condições mudam no sul ao longo da semana.



A semana se inicia com um dia de clima seco e tempo firme em grande parte do país. Isso devido a uma massa de ar seco que está posicionada no centro do Brasil, impedindo a formação de nuvens. Dessa forma, as temperaturas continuarão altas em diversos locais.

Leia mais: ‘Salário e benefício do INSS podem ser penhorados por dívida’, diz Justiça

Esse é o caso da região Sul, que as máximas passarão dos 25ºC em todos os estados, como em Porto Alegre, com previsão de máxima de 28ºC. No Sudeste, São Paulo (SP) e Vitória (ES) terão máxima de 27ºC durante a tarde, enquanto o Rio de Janeiro marca 31ºC nos termômetros.

No entanto, o calor e o tempo seco durante o inverno gera duas problemáticas: o risco de queimadas e a umidade do ar muito baixa. Assim, o tempo seco gera dificuldades respiratórias e facilita a propagação de doenças. Além disso, as regiões de matas estão mais propensas a queimadas, aumentando o incômodo para a respiração.

Mudança de temperatura na Região Sul

Na região nordeste, os estados mais próximos ao litoral terão chuvas ao longo desta segunda-feira (26). No caso de Recife, as precipitações acontecerão já no início da manhã. Natal e João Pessoa também terão pancadas isoladas, com condição se repetindo ao longo da semana.

Por outro lado, as temperaturas mais altas de hoje serão registradas em Cuiabá e Palmas, que chegam aos 35ºC. No Norte, os termômetros ficarão em torno de 33ºC durante a semana. Além disso, a região Norte também contará com a presença de chuvas fracas, mesmo com a massa de ar seco que permanece no país.

Por fim, ao contrário das condições desta segunda, a região Sul deve se preparar para uma frente fria que chega nos próximos dias. Porém, a massa de ar seco impede a formação de nuvens carregadas, mas possibilita a queda das temperaturas. Atenção também para o Nordeste, pois as chuvas aumentarão. No restante do país, o tempo permanecerá seco e firme, com poucas chances de chuva.




Voltar ao topo

Deixe um comentário