A Fiat está apostando na volta de um clássico da marca, mas no mercado europeu. A empresa anunciou recentemente o lançamento do Fiat Topolino. O modelo italiano é considerado charmoso por muitos e está ganhando uma releitura elétrica, com visual repaginado. Em alguns países, ele pode até ser conduzido por pessoas a partir dos 14 anos.
Leia mais: Tem seguro? Veja os 10 carros mais desejados pelos ladrões no Brasil
Segundo informações do portal Auto Esporte, da rede Globo, esta é uma adaptação do pequeno Citroën Ami, com estética inspirada no modelo mais recente da companhia. Veja mais detalhes ao longo do texto.
Antes de tudo, é importante ressaltar que, no momento, essa versão está disponível apenas no mercado europeu e não há informações sobre o modelo ser lançado no Brasil, bem como nenhuma confirmação de que ele chegará em território nacional. Com isso em mente, confira os destaques relacionados à novidade, começando pelo visual.
O lançamento apresenta um estilo retrô encantador, com faróis redondos, uma carroceria suavemente contornada e rodas pequenas que remetem às calotas dos carros dos anos 50, conforme destaca as descrições do Auto Esporte.
Para reforçar o visual nostálgico, o teto do Topolino é revestido de lona, assim como era visto nos veículos mais antigos. Essa abordagem retrô também se reflete na pintura verde menta, na aparência dos retrovisores e no uso de cordas como substitutas para as tradicionais portas.
Veja como o novo Fiat ficou
Além do visual que chama atenção, muitos consumidores estão deduzindo quais são as características relacionadas ao motor, por exemplo, uma vez que a Fiat não liberou dados oficiais sobre o modelo. Apesar disso, considerando o lançamento como uma nova roupagem do Citroën Ami, é provável que o compacto compartilhe a mesma potência de 8 cv de seu equivalente francês, com bateria de capacidade de apenas 5,5 kW.
Além disso, ele poderá ter uma autonomia de cerca de 70 km e uma velocidade máxima de aproximadamente 45 km/h. De toda forma, é importante ressaltar que todas essas informações são apenas suposições. Na Europa, o modelo pode custar até 8,9 mil €. Ao converter o valor para real, ele pode valer R$ 49 mil.