Caso você seja um observador nato, já deve ter percebido que logo abaixo das telas J e F o teclado há pequenos traços que não se repetem nas outras teclas. Curiosamente, não é nada exclusivo dos teclados comercializados no Brasil.
Veja também: Em último caso, este é o melhor jeito de desligar o celular sem apertar os botões laterais
Da grande comunidade de usuários de computador, grande parcela já deve ter tido a mesma dúvida. Afinal, é algo somente visual ou realmente acompanha uma função que não sabemos?
Para que servem os traços nas teclas F e J dos teclados? Descubra sua utilidade
As pequenas saliências — um de seus diversos nomes atribuídos — presentes nas teclas F e J do teclado servem para auxiliar os usuários a posicionar as mãos esquerda e direita sem ter que olhar para o teclado. A técnica é conhecida de duas formas: digitação cega ou digitação por toque.
Ou seja, quando os usuários colocam os dedos indicadores no F e no J, eles conseguem digitar mais rapidamente, assim como os praticantes da digitação por toque.
Indo um pouco mais fundo, as saliências são encontradas no modelo QWERTY — que tem esse nome devido à sequência de seis letras na primeira linha do teclado.
Na hipótese de que o seu teclado não esteja nesse formato, as saliências podem estar em outras posições — que devem seguir a mesma linha de raciocínio de posicionamento estratégico das mãos.
Dicas para escrever com a digitação por toque
Para quem trabalha no computador, é extremamente comum que essas pessoas já tenham memorizado o posicionamento de cada tecla. Porém, existem teclados com tamanhos diferentes – apesar de também serem QWERTY e que suas posições precisam também ser orientadas na cabeça dos usuários.
- Posição correta das mãos
Como o propósito da publicação indica, ter o posicionamento correto agiliza aqueles que desejam escrever com maior rapidez e precisão. Priorize também manter os dedos curvados sobre as teclas que ficam na linha central do teclado (mesma linha das teclas J e F) que normalmente é a parte que mais contém teclas padrões para digitação
- Memorize o seu teclado
Para que você seja mais veloz, memorize a posição de todas as teclas. Em especial, fique de olho nos acentos e suas combinações com as vogais.
- Use um programa de digitação
Uma forma de testar suas habilidades é através dos programas de digitação. Geralmente, eles trazem consigo algumas notas, taxa de acerto e a velocidade das respostas.
- Postura correta
Escolha uma posição em que você está confortável digitando em que você tenha suas costas retas. Ergonomicamente e profissionalmente, fará uma diferença.