Com o início do segundo semestre do ano, os brasileiros já ficam querendo saber quais são os próximos feriados que estão listados no calendário nacional para programar as viagens e o descanso. Após o feriado de Corpus Christi, comemorado na última quinta-feira, 8, ainda há seis outros feriados previstos até o fim de 2023.
Leia mais: Feriado toda semana? Veja como funciona a jornada de 4 dias de trabalho
Apesar da empolgação, metade dos feriados restantes caem em uma quinta-feira, para a alegria e tristeza de muitos trabalhadores. Isso, porque caso a empresa na qual o cidadão trabalha resolva dar folga no dia seguinte, o fato pode ser positivo, pois possibilita a ele um feriadão prolongado. Caso contrário, o trabalhador irá folgar na quinta, mas terá que voltar a trabalhar na sexta-feira antes de poder aproveitar o fim de semana.
Em resumo, os feriados nacionais estabelecidos no calendário que ainda devem chegar são: Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados. Todos os três caem em uma quinta-feira.
Calendário dos próximos feriados de 2023
Além das pausas citadas acima, há também o Dia da Consciência Negra, contudo a data não é aderida por todos os estados. Ela será comemorada em uma segunda-feira, no mês de novembro. Já a Proclamação da República, feriado nacional, cairá no meio da semana, em uma quarta-feira.
No caso dos pontos facultativos, a folga é opcional, ficando a cargo da empresa decidir se os trabalhadores irão ou não trabalhar nos dias em questão. Caso a empresa não opte pelo descanso no ponto e o profissional deixe de cumprir o seu expediente, ele estará passível de advertência, visto que faltou ao trabalho sem justificativa.
Confira as pausas ainda previstas para este ano
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta-feira): Dias das Crianças e Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
- 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (Feriado em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro);
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.