Os Vikings, guerreiros e exploradores escandinavos, deixaram um impacto profundo no mundo. A influência cultural do grupo moldou a linguagem e resultou em uma variedade de sobrenomes com significados singulares. Suspeita que o seu nome de família tem tudo a ver com os nórdicos? Tire a sua “prova” aqui com a gente.
Leia mais: 6 nomes antigos em alta: tendências para bebês que bombam nos cartórios
Até mesmo na cultura pop, com o recente seriado “Vikings”, nós tivemos um vislumbre deste povo da península escandinava. Agora, também descobrimos que a sua herança pode estar mais próxima do que imaginamos. Sim, até mesmo enraizada em nossos próprios sobrenomes. Será mesmo possível? Te mostramos que sim.
Sobrenomes vikings famosos
Esses exemplos abaixo nos revelam uma conexão direta que temos com o legado Viking por meio de nossos próprios sobrenomes. Eles são testemunhos vívidos da influência cultural e do impacto duradouro desses ancestrais.
Eriksson
Entre os nomes de família suecos mais comuns, está Eriksson, que remonta ao famoso Erik. A palavra “Erik” significa “rei eterno” e carrega consigo a força e a influência dos líderes vikings da época.
O nome reflete a herança e o orgulho desses antigos conquistadores escandinavos.
Dahl
O sobrenome norueguês Dahl tem uma conexão especial com a natureza e a geografia. Originado da palavra “dal“, que significa “vale”, ele ressalta a estreita ligação que os Vikings tinham com a terra e com a paisagem ao seu redor.
Håkansson
Na Suécia, o Håkansson é bastante comum e tem uma origem semelhante a de Eriksson. Significando “filho alto”, este pode indicar a estatura imponente dos ancestrais e a sua presença marcante na sociedade.
Sigurdsson
Outro sobrenome intrigante é Sigurdsson. Derivado do nome Sigurd, um herói lendário da mitologia nórdica conhecido por matar o dragão Fafnir, esse nome evoca coragem e destemor. Até hoje, ele se faz presente na Islândia.
Björnsson
Por fim, o sobrenome Björnsson é proeminente na Islândia e tem as suas raízes no nome Björn, que significa “urso” na antiga língua nórdica. Os ursos eram símbolos de força e coragem na cultura Viking, onde haviam os famosos guerreiros “Berserkir”, cujos mitos diziam que se transformaram em ursos na batalha.
Os portadores do sobrenome Björnsson são associados a essas características.