scorecardresearch ghost pixel



10 plantas que crescem com adubo de borra de café – e as que morrem com isso

Uma das práticas de adubagem sustentável se faz pelo uso da borra de café, mas nem todas as plantas aceitam.



Ainda que um adubo seja natural, isso não significa que ele vai atender todas as necessidades de determinada espécie. Portanto, é preciso tomar cuidado na hora de cuidar de flores e plantas mais delicados, que resistem a certos compostos. Existem variedades vegetais que não sobrevivem ao café, principalmente em grandes quantidades, então confira os principais cuidados.

Veja também: Sim, dinheiro pode dar em árvore! 13 plantas que atraem prosperidade

O momento certo para adubar a planta

A borra de café só pode ser usada a partir do momento que uma planta tem seis meses de idade. Essa recomendação se deve à facilidade de absorção de grandes partículas de nitrogênio, carbono e outros nutrientes ligados à manutenção.

Nesse sentido, o pó dessa bebida amada pelos brasileiros é um adubo de conservação e não crescimento. Nesse caso, ele fornece elementos que mantêm a fotossíntese, processo pelo qual os seres do reino vegetal obtêm alimento.

Plantas que não podem ser adubadas com borra de café

Entre as plantas que não devem receber borra de café no solo ou fertilizantes similares, estão as suculentas e os cactos. Nenhuma espécie dessas famílias processa a quantidade de nitrogênio concentrada nesse alimento. No geral, a suculenta e o cacto exigem pouco adubo.

Em segundo lugar, árvores frutíferas e hortaliças também precisam de atenção redobrada, pelo ciclo de desenvolvimento das sementes. Enquanto as propriedades nutritivas da cafeína potencializam o amadurecimento dos frutos, isso acaba atrapalhando a colheita.

Lista de plantas que crescem com borra de café

  1. Azaléias (Rhododendron spp.)
  2. Hortênsias (Hydrangea spp.)
  3. Rododendros (Rhododendron spp.)
  4. Camélias (Camellia spp.)
  5. Lírios (Lilium spp.)
  6. Samambaias (Família Polypodiaceae)
  7. Violetas-africanas (Saintpaulia spp.)
  8. Begônias (Gênero Begonia)
  9. Rosas (Gênero Rosa)
  10. Crisântemos (Gênero Chrysanthemum)

De qualquer modo, jamais esqueça de que a adubagem deve ser aplicada individualmente, para cada espécie. Algumas variedades frutíferas costumam receber sob monitoramento adubos de borra de café, mas o seu uso caseiro não é adequado, pela falta de indicadores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário