Por trás de cada sobrenome, uma grande história repleta de origens e significados. Com o Brasil, um país tão diversificado, costumamos ter muitas curiosidades envolvendo nossos antepassados. Em especial, os mais comuns são aqueles de origem ibérica, devido à colonização e proximidade com os outros países.
Veja também: Aprenda a calcular a sua ‘numerologia dos nomes’ e veja os significados
Nesse sentido, a internet dá aos usuários a liberdade de pesquisar e interagir com pessoas do outro lado do mundo com o mesmo. Selecionamos alguns deles e seus significados, ou suas versões mais populares.
Cinco sobrenomes com origem estrangeiras populares no Brasil
1. Garcia
Podendo também ser um nome, Garcia é um sobrenome ibérico, isto é, que engloba os países da península ibérica: Portugal e Espanha.
Em suas características, tido como um patronímico (com origem no nome do pai ou de ascendente masculino) por alguns e por outros como toponímico (derivados do lugar de habitação do ascendente).
Sem um consenso sobre sua origem, algumas versões indicam que o sobrenome supostamente viria do termo basca para “urso” (rosa). Outra narrativa popular é a de que ele indica “penhasco” (gartzia).
2. Torres
Torres é um sobrenome toponímico espanhol, com origem em diversas localidades, especialmente nas províncias de Toledo, Jaén e Andaluzia. O vocábulo remonta do latim turris, que se refere a um edifício elevado.
Referente a sua chegada, os primeiros vieram para o Brasil logo no início do processo de colonização, especialmente de Portugal e dos Açores. De todos, provavelmente o sobrenome com a palavra mais evidente.
3. Galhardo
Assim como o primeiro item, Galhardo é um sobrenome espanhol, oriundo de um apelido. A versão mais conhecida é de que ele viria do termo latino gallens, que seria o equivalente a “elegante” ou “galante”. Contudo, para outros, a sua origem está no idioma francês, de gaillard, que simboliza “vigoroso”.
4. Batista
Com diferentes versões como Baptista (Portugal), Bautista (Espanha) e Battista (Itália), trata-se de um sobrenome de origem religiosa, popular nos países que abrangem a Península Ibérica e a Itália. Ou seja, é uma clara alusão ao pregador São João Batista.
Portanto, Batista significa “o que batiza” ou “aquele que batiza”.
5. Klaus
Por fim, o sobrenome Klaus. Com diferentes versões como Klas, Klass e Klaus, a última opção figura como a mais constante. Todos eles são sobrenomes patronímicos alemães, com origem no nome próprio Nikolaus (Nicolau). O prenome tem origem do grego Nikólas, que significa “vitorioso do povo”. Além disso, entre os países germânicos Nikolas corresponde ao Papai Noel.