5 sobrenomes populares no Brasil e suas origens; o seu é um deles?

Descubra mais sobre alguns sobrenomes que você já deve ter visto por aí em algum lugar, ou até mesmo conhece alguém que o tem.



Por trás de cada sobrenome, uma grande história repleta de origens e significados. Com o Brasil, um país tão diversificado, costumamos ter muitas curiosidades envolvendo nossos antepassados. Em especial, os mais comuns são aqueles de origem ibérica, devido à colonização e proximidade com os outros países.

Veja também: Aprenda a calcular a sua ‘numerologia dos nomes’ e veja os significados

Nesse sentido, a internet dá aos usuários a liberdade de pesquisar e interagir com pessoas do outro lado do mundo com o mesmo. Selecionamos alguns deles e seus significados, ou suas versões mais populares.

Cinco sobrenomes com origem estrangeiras populares no Brasil

1. Garcia

Podendo também ser um nome, Garcia é um sobrenome ibérico, isto é, que engloba os países da península ibérica: Portugal e Espanha.

Em suas características, tido como um patronímico (com origem no nome do pai ou de ascendente masculino) por alguns e por outros como toponímico (derivados do lugar de habitação do ascendente).

Sem um consenso sobre sua origem, algumas versões indicam que o sobrenome supostamente viria do termo basca para “urso” (rosa). Outra narrativa popular é a de que ele indica “penhasco” (gartzia).

2. Torres

Torres é um sobrenome toponímico espanhol, com origem em diversas localidades, especialmente nas províncias de Toledo, Jaén e Andaluzia. O vocábulo remonta do latim turris, que se refere a um edifício elevado.

Referente a sua chegada, os primeiros vieram para o Brasil logo no início do processo de colonização, especialmente de Portugal e dos Açores. De todos, provavelmente o sobrenome com a palavra mais evidente.

3. Galhardo

Assim como o primeiro item, Galhardo é um sobrenome espanhol, oriundo de um apelido. A versão mais conhecida é de que ele viria do termo latino gallens, que seria o equivalente a “elegante” ou “galante”. Contudo, para outros, a sua origem está no idioma francês, de gaillard, que simboliza “vigoroso”.

4. Batista

Com diferentes versões como Baptista (Portugal), Bautista (Espanha) e Battista (Itália), trata-se de um sobrenome de origem religiosa, popular nos países que abrangem a Península Ibérica e a Itália. Ou seja, é uma clara alusão ao pregador São João Batista.

Portanto, Batista significa “o que batiza” ou “aquele que batiza”.

5. Klaus

Por fim, o sobrenome Klaus. Com diferentes versões como Klas, Klass e Klaus, a última opção figura como a mais constante. Todos eles são sobrenomes patronímicos alemães, com origem no nome próprio Nikolaus (Nicolau). O prenome tem origem do grego Nikólas, que significa “vitorioso do povo”. Além disso, entre os países germânicos Nikolas corresponde ao Papai Noel.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário