A ‘árvore da morte’: jamais toque, coma, suba ou chegue perto dela

Descubra qual é a árvore mais perigosa e mortal que existe no mundo. Descansar aproveitando a sombra que ela faz pode ser suficiente para que você se dê mal.



A natureza é fascinante, mas também esconde uma série de perigos para as pessoas. Neste caso, não limite seu pensamento apenas aos animais predadores, peçonhentos ou venenosos. Existem várias outras armadilhas, como as que escondem a árvore mais perigosa do mundo.

Veja também: Encha sua casa de muito amor: 6 plantas lindas com formato de coração

Conheça a mancenilheira ou “árvore da morte”

A mancenilheira (Hippomane mancinella) é frequentemente considerada a árvore mais perigosa do mundo devido à combinação de diversos fatores. Essa árvore é nativa de áreas costeiras tropicais do Caribe, América Central e partes da Flórida.

De um modo simples, esse vegetal possui diversos dispositivos altamente eficientes para garantir sua autodefesa na vida selvagem. Praticamente tudo nesta árvore faz com que ela seja a mais perigosa e mortal do mundo.

Seiva altamente tóxica

O vegetal produz uma seiva leitosa e altamente tóxica, que contém uma substância chamada forbol. Essa seiva é encontrada em todas as partes da árvore, incluindo as folhas, frutas e tronco. A exposição direta pode causar graves queimaduras na pele, irritação nos olhos e até mesmo cegueira temporária.

As frutas da árvore são venenosas

Sim. As frutas da mancenilheira se assemelham a pequenas maçãs verdes e são atraentes para os olhos. No entanto, elas são extremamente venenosas se ingeridas. O simples ato de ficar debaixo da árvore em um dia chuvoso pode levar a respingos da seiva ou da chuva que caiu nas frutas, causando reações graves se entrarem em contato com a boca ou o rosto.

Queimaduras por contato

Entrar em contato direto com qualquer parte da mancenilheira pode resultar em queimaduras graves na pele. Até mesmo ficar à sombra da árvore em um dia ensolarado pode causar irritação na pele. Além disso, se a madeira da árvore for queimada, a fumaça resultante pode causar irritação nas vias respiratórias. As complicações são as mais severas possíveis

Alergias

Por fim, algumas pessoas são extremamente sensíveis à exposição à seiva da mancenilheira e podem desenvolver reações alérgicas graves, incluindo inchaço, dificuldade respiratória e anafilaxia. Essas reações podem ser fatais.

Portanto, tenha cuidado, pois esta é a árvore mais perigosa do planeta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário