A banana pode te dar uma dose de radiação – e você não faz ideia disso

Descubra como a fruta mais popular do Brasil tem um elemento radioativo em sua composição e por que isso não representa risco.



Você sabia que comer uma banana é como receber uma pequena dose de radiação? Isso mesmo, a fruta amarela e doce que muita gente adora tem um elemento radioativo em sua composição: o potássio-40. Mas não se preocupe, a quantidade é tão baixa que não faz mal nenhum à saúde. Na verdade, quase todos os alimentos que comemos têm um pouco, assim como a água, o ar e até o nosso corpo.

Leia mais: Lixo? Nunca mais: dicas para conservar a banana por mais tempo

Afinal, o que é radiação?

A radiação é a emissão de partículas ou ondas eletromagnéticas por alguns átomos que estão instáveis. Esses átomos se desintegram e liberam energia, que pode ser absorvida pelos seres vivos. Algumas fontes de radiação são naturais, como o solo, as rochas e o espaço. Outras são artificiais, como as usinas nucleares, as bombas atômicas e os aparelhos de raios X.

Segundo Bruno Melo Mendes, pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), a radiação pode ser medida em unidades chamadas de microsieverts (μSv), que indicam o seu efeito biológico no organismo. A banana tem 0,1 μSv, o que é muito pouco comparado com outras fontes.

Por exemplo, uma radiografia dentária tem 5 μSv, um voo transatlântico tem 40 μSv e uma tomografia computadorizada tem 8000 μSv. Para ter uma ideia, seria preciso comer um milhão de bananas de uma vez só para ter o mesmo efeito de uma tomografia.

Unidade de medida informal

Mendes também explica que a banana é tão famosa por sua radiação que até virou uma unidade de medida informal: a dose equivalente de banana (DEB). Uma DEB corresponde a 0,1 μSv e serve para comparar a radiação de outros alimentos ou situações. Por exemplo:

  • Uma castanha-do-pará tem 5 DEB;
  • Uma cerveja tem 0,4 DEB;;
  • Uma manteiga de amendoim tem 0,2 DEB.

Mas não precisa ficar com receio de comer esses alimentos. A radiação natural é muito baixa e não causa nenhum dano à saúde. Na verdade, ela até ajuda a manter o equilíbrio do nosso corpo e a prevenir doenças. O problema é quando a radiação é muito alta ou prolongada, pois pode causar mutações nas células, câncer ou até morte.

Portanto, pode comer sua banana sem medo. Ela é uma ótima fonte de potássio, fibras, vitaminas e antioxidantes. E lembre-se: tudo em excesso faz mal, até mesmo a água. O segredo é ter uma alimentação equilibrada e variada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário