Como você escolhe qual cabine usar em um banheiro público? Que critério usa? Pode ser aquela que tiver papel higiênico ou a que parecer mais limpa. Às vezes, é até a última opção. Você pode até pegar uma mais lateralizada a fim de se sentir com mais privacidade. Veja por qual razão não é recomendado escolher as cabines do meio!
Leia mais: Sintoma que é percebido no banheiro pode acarretar demência no futuro
Uma situação muito comum é que, ao menos em banheiros públicos lotados, a escolha das pessoas seja sempre pela cabine que estiver disponível no momento. Em outras palavras, nem sempre você pode escolher. Menos ainda se estiver em uma urgência! Algumas pesquisas indicam quais são as recomendações para usar esses ambientes.
Cabines do meio
Estudos recentes apresentaram alguns dados curiosos. Segundo os dados analisados, as cabines do meio recebem mais uso em comparação com as cabines laterais. Isso mesmo! E as pesquisas são realizadas há bastante tempo.
Um estudo de 1995, por exemplo, monitorou a frequência de troca de papel higiênico em um banheiro público durante dez semanas. Sabe qual foi o resultado? Cerca de 60% dos rolos esgotados eram das cabines do meio, indicando mais uma vez que elas são as mais usadas nos banheiros públicos.
Mas há outro lado dessa história que também deve ser considerado. É que, cientes de que as cabines das extremidades são as menos usadas, por vezes, elas podem ser deixadas por último ou até ignoradas durante a rotina de limpeza, justamente por terem “menos tráfego”. E agora?
Seja qual for a sua escolha, tenha alguns cuidados para garantir a higiene e a segurança. Lave as mãos com água e sabão após usar o banheiro. Use papel higiênico ou protetor de assento, se for preciso se sentar no vaso sanitário.
Além disso, respeite o próximo! Descarte corretamente os resíduos nas lixeiras disponíveis. Outra dica é evitar tocar em superfícies desnecessárias e, sempre que possível, evite levar objetos pessoais para dentro das cabines.