Ah, barata? Não mais! ESTE é o ser vivo mais resistente do planeta

Revelação vai te deixar surpreso! Descubra detalhes sobre o ser vivo mais resistente, que consegue aguentar condições extremas.



O ser vivo mais resistente de toda a Terra é uma bactéria surpreendente chamada Deinococcus radiodurans, de acordo com um estudo publicado na revista Science. Essa bactéria tem uma capacidade incrível de resistir a altos níveis de radiação, sendo três vezes mais resistente do que os seres humanos. Conheça mais curiosidades sobre ela.

Leia mais: Fim da curiosidade! Por que os cachorros se escondem antes de morrer?

A bactéria pode suportar até 1,5 milhão de rads de radiação, uma quantidade impressionante. Uma das características-chave que confere a resistência da Deinococcus radiodurans é a presença de um anel protetor que envolve o seu DNA. Esse anel age como um escudo, protegendo o DNA contra os danos causados pela radiação.

Ser vivo mais resistente

Além disso, ela tem uma incrível capacidade de reparar mais de 200 quebras de DNA, enquanto os seres humanos conseguem reparar cerca de cinco! Essa habilidade de reparação excepcional a torna extremamente resistente aos danos causados pela radiação, por exemplo.

Outra característica surpreendente da bactéria é a sua capacidade de sobreviver a condições extremas, como desidratação e altas temperaturas. Enquanto muitos seres vivos não sobreviveriam muitos minutos sob essas condições adversas, a Deinococcus radiodurans consegue manter a sua viabilidade.

Apesar de ser a mais resistente conhecida, estudos também apontam o tardigrado como o animal mais resistente da Terra. Os tardigrados são microanimais incríveis com capacidade de sobrevivência em condições extremas.

Eles podem desidratar os corpos e entrar em um estado de dormência, permitindo assim que sobrevivam a longos períodos sem água ou nutrientes. Em experimentos impressionantes, eles foram expostos a condições bem extremas, incluindo radiação cósmica, vácuo e grandes variações de temperatura.

Fonte: Guia dos Entusiastas da Ciência – UFABC/Reprodução

Por isso, tanto a Deinococcus radiodurans quanto os tardigrados são exemplos de resistência no reino animal. Eles mostram a incrível adaptabilidade e sobrevivência das formas de vida diante das condições mais adversas, sendo uma prova de toda a diversidade que temos no planeta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário